Um jovem adulto despreparado para ser pai, um nerd trancado em casa afundado em games ou até mesmo um adolescente gay com medo de viver o mundo exterior. Esses foram alguns dos casos já superados nas três temporadas anteriores de Queer Eye, que ganha uma quarta fase neste fim de semana na Netflix.
Agora, o grupo chamado de Fabulous Five (“Os Cinco Fabulosos”, em tradução literal) troca Nova York pela região de Atlanta, no Estado norte-americano da Geórgia. A premissa do reality show continua a mesma: a cada episódio, eles mudam a rotina da pessoa e criam esperança em sua vida.
— Em apenas um ano desde que lançamos a primeira temporada, o Queer Eye tornou-se um fenômeno global mais uma vez, e eles são verdadeiramente os embaixadores da autoestima, cuidado e compaixão de que o mundo precisa agora mais do que nunca – acredita o criador e produtor executivo David Collins, em comunicado oficial da Netflix.
As mudanças são capitaneadas pelos cinco jovens especialistas: Antoni Porowski (comida e vinhos), Bobby Berk (design de interiores), Karamo Brown (cultura), Jonathan Van Ness (aparência e cuidados pessoais) e Tan France (moda).
Além de promoverem alterações na casa, nas relações sociais e até no guarda-roupa, o grupo debate a causa LGBTQ+ com seus convidados, mesmo diante de situações embaraçosas. Em um dos trailers do material inédito, por exemplo, um dos personagens revela algo inesperado:
— Eu nunca tive uma conversa com uma pessoa gay antes.
Sobre esse desafio, em entrevista à revista Insider, Tan France disse que não foi nada surpreendente para ele:
— Consegui lidar facilmente com isso. A maneira como encaramos é como eu vivi toda a minha vida e como tenho feito por muitos e muitos anos. Tive o “privilégio” de passar por tantas coisas e pessoas que me ajudaram a encarar esse tipo de situação.
São pessoas assim que mostram o poder transformador da série. Nesta quarta temporada, formada por oito episódios, o quinteto irá ajudar, por exemplo, a professora de música do Ensino Médio de Jonathan Van Ness, Kathi Dooley, em sua cidade natal. As risadas, graças às boas tiradas do apresentador, estão mais do que garantidas.
Indicada ao Emmy 2019 como Melhor Reality Show – e vencedor do prêmio no ano passado –, Queer Eye está longe de chegar ao fim. Em janeiro, a Netflix anunciou que deve lançar, ainda neste ano, um especial gravado no Japão. Para 2020, está prevista a quinta temporada, cuja filmagem começou em junho deste ano, na Filadélfia (Estados Unidos).
> QUEER EYE
(4ª temporada disponível na Netflix)