A descoberta da sexualidade, os dilemas da adolescência, o medo da gravidez e o sonho da fama. São tantos os dilemas das seis temporadas de Glee que é impossível listá-los com exatidão. Além disso, os números musicais e as versões para canções consagradas - do rock ao pop - ficaram marcados na história da televisão.
No dia 19 de maio deste ano, o seriado exibido pela FOX no Brasil completou 10 anos desde seu lançamento. A data ficou ainda mais animada graças a uma novidade anunciada pela Netflix nesta quarta-feira (29): a plataforma de streaming prometeu disponibilizar, em junho, todos os episódios em seu catálogo.
Para quem nunca assistiu, a série narra a história de um grupo de adolescentes integrantes do coral de uma escola de ensino médio nos Estados Unidos. Após uma demissão, o professor de espanhol Will Schuester (Matthew Morrison) aceita o desafio de conduzir as oficinas de música, insistindo no sonho dos integrantes de conquistarem o campeonato nacional de corais.
Reveja abaixo 10 momentos memoráveis dos seis anos de Glee, que chegou ao fim em 2015.
1 - Never Been Kissed - 6º episódio da segunda temporada
É a primeira aparição de Blaine (Darren Criss), que inclusive ganhou um Globo de Ouro em 2019 por American Crime Story). Neste capítulo, o jovem vira a paixonite de Kurt (Chris Colfer), que mudou de escola e acabou conhecendo seu amado - que também o ajuda a superar o bullying que sofre por ser gay. A performance de Teenage Dream, neste episódio, foi aprovada pela própria Katy Perry.
O casal tornou-se muito amado pelo público - e, por isso, selecionamos aqui outro momento deles neste mesmo tópico. Dez episódios depois de Never Been Kissed, Original Song trouxe o aguardado primeiro beijo de Kurt e Blaine. Há um diálogo sobre o quanto Kurt está tendo dificuldades para se adaptar na escola de Blaine, mas a paixão vence tudo. Um amor.
2 - Mash Off - 6º episódio da terceira temporada
Um dos pontos mais importantes de Glee é seu debate aberto sobre questões comuns da adolescência. Neste episódio, especificamente, Santana (Naya Rivera) lida com a sua revelação de ser lésbica. Na trilha sonora, destaque para a versão de dois sucessos de Adele (que estava em alta!) em um mashup: Rumor Has It e Someone Like You viraram uma faixa só, em um belo trabalho do coral.
3- Dreams Come True - 13º episódio da sexta temporada
A última performance de Glee como um coral, todos juntos, é emblemática. Ao som de I Lived, do One Republic, os adolescentes formam uma única voz e terminam o show com uma homenagem a Finn Hudson (Cory Monteith, que morreu em junho de 2013).
4- 100 - 12º episódio da quinta temporada
O centésimo episódio de Glee foi memorável. Juntando atores de diferentes temporadas, o programa apresentou belas versões de Raise Your Glass, da Pink, e Toxic, de Britney Spears. A princesa do pop, inclusive, ganhou dois episódios em sua homenagem ao longo das seis temporadas.
5 - The Quarterback - 3º episódio da quinta temporada
Como já citado, Cory Monteith morreu em julho de 2013 e abalou os fãs - o ator teve uma overdose de heroína. O futuro da série, então, virou uma questão complicada e era esperado até que o fim fosse decretado. Para homenagear o intérprete de Finn, o elenco produziu o episódio The Quarterback, em que apresenta diversas faixas para o canadense. Lea Michele, par de Monteith no seriado e na vida real, fez um número emocionante de Make You Feel My Love.
6 - Nationals - 21º episódio da terceira temporada
Depois de muito sofrimento, o coral finalmente conquista o campeonato nacional no fim da terceira temporada. O episódio tem participações especiais de Perez Hilton, Lindsay Lohan e Whoopi Goldberg. Para comemorar o troféu, as músicas são marcantes: We Are the Champions, do Queen, e Edge of Glory, de Lady Gaga, foram algumas das performances.
7 - Blame It On The Alcohol - 14º episódio da segunda temporada
Lidar com o álcool e seus efeitos é algo comum para qualquer adolescente descobrindo o mundo das bebidas. E sim, o Glee retrata isso de forma muito divertida neste episódio, mostrando o quanto o tema é delicado e precisa de cuidado. No palco, o grupo canta Tik tok, homenageando a cantora Kesha.
8 - Journey To Regionals - 22º episódio da primeira temporada
O nascimento do filho de Quinn e as performances das seletivas são os fatos mais marcantes deste capítulo. Uma das versões que marcou toda a história de Glee é Don't Stop Believin, que ganhou uma apresentação inesquecível. Jesse St. James (do coral rival) também arrasa no palco com Bohemian Rhapsody, outro sucesso do Queen.
9 - The Power Of Madonna - 15º episódio da primeira temporada
É óbvio que a rainha do pop não ficaria de fora da lista de artistas lembrados por Glee. Logo na primeira temporada, Madonna tem várias canções apresentadas pelo elenco: destaque para a performance hilária de Sue Sylvester (Jane Lynch) - que é a antagonista do seriado e hater do coral - com Vogue.
10 - Hairography - 11º episódio da primeira temporada
Falando sempre sobre minorias, Glee trouxe neste episódio um coral rival do New Directions formado por pessoas surdas. Eles apresentam para os adolescentes uma versão de Imagine em linguagem de sinais. O impacto desse momento foi tão grande que os atores originais da série fizeram uma tatuagem com o nome da canção.