Foi no Ceará, em 2013, que um fenômeno tomou forma para marcar o cinema brasileiro. A comédia farsesca Cine Holliúdy, de Halder Gomes, quebrou o recorde de público naquele Estado que pertencia, vejam só, ao blockbuster Titanic (1997). O sucesso repetiu-se nas vizinhanças nordestinas. O filme vendeu um total de 487 mil ingressos, marca bastante expressiva considerando-se seu circuito de exibição – sequer estreou no Rio Grande do Sul.
Nascido em Fortaleza, Gomes tornou-se nos últimos anos um nome de peso na produção nacional, por conta da habilidade na realização de filmes inventivos, divertidos, populares e impregnados do elemento regional que tão bem conhece. De olho nele, a Globo o chamou para comandar a adaptação de Cine Holliúdy como série de 10 episódios, que estreia nesta terça-feira (7) na RBS TV, às 22h20min.
Foram adicionados novos personagens e situações ao enredo que se passa nos anos 1970, na cidadezinha cearense de Pitombas, que tem como grande atrativo de diversão o cinema de Francisgleydisson (Edmilson Filho). Mas a tardia chegada da televisão ao lugarejo ameaça o negócio de Francisgleydisson, sobretudo quando o prefeito Olegário (Matheus Nachtergaele) atendendo às vontades da primeira-dama, Maria do Socorro (Heloísa Périssé), e da enteada, Marylin (Leticia Colin), coloca um aparelho de TV em plena praça.
Gomes fez sucesso também com O Shaolin do Sertão (2016), que vendeu 610 mil ingressos, Os Parças (2017), visto por 1,3 milhão de espectadores, e Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral (2018), que encarou no seu fim de semana de estreia no Ceará a Capitã Marvel e não se mixou: 31 mil ingressos vendidos contra os 16 mil da super-heroína. Mas agora, atropelado pela invasão de Vingadores: Ultimato, estacionou próximo dos 170 mil espectadores.
Referências a filmes clássicos
Cine Holliúdy tem origem em um curta-metragem que Gomes lançou, em 2004, no finado suporte VHS. Nele foi apresentado Franscisgleydsson, vivido por Edmilson Filho, ator que é parceiro recorrente do diretor. Claudio Paiva e Marcio Wilson assinamo roteiro da série. Em sua primeira experiência na TV, Gomes divide o trabalho de direção com Renata Porto D’Ave. Patrícia Pedrosa responde pela direção artística. Além de novos nomes no elenco, Cine Holliúdy apresenta, em participações especiais, nomes como Ney Latorraca, Chico Diaz, Miguel Falabella, Ingrid Guimarães, Tonico Pereira e Bruno Garcia.
Combinando comédia com ingredientes do realismo fantástico, Cine Holliúdy presta um grande tributo ao cinema. Seis dos 10 episódios fazem referências a filmes clássicos de ficção científica, terror, ação e faroeste, entre eles Rebecca, a Mulher Inesquecível (1940), de Alfred Hitchcock, e Drácula (1931), de Tod Browning.