* ALERTA DE SPOILERS NO TEXTO ABAIXO
Nem Daenerys, nem Jon Snow. A habilidade para derrotar o Rei da Noite e seu exército de mortos na batalha mais aguardada de Game of Thrones veio de Arya Stark, personagem interpretada por Maisie Williams. A cena foi ao ar na noite de domingo (28), quando a HBO exibiu o terceiro episódio da temporada final do seriado.
Tamanho protagonismo não era esperado pela atriz de 22 anos, presente na série desde seu início. Em entrevista ao site Entertainment Weekly, Williams disse que, ao ler o roteiro e conhecer o desfecho previsto para a Batalha de Winterfell, ela pensou que os fãs não iriam gostar da missão dada à personagem.
— Eu imediatamente pensei que todo mundo ia odiar, que todo mundo ia achar que Arya não merecia isso — confessou Williams.
Em uma cena de tirar o fôlego, Arya pega o vilão de surpresa e o mata com sua adaga. O ato de heroísmo encerra uma luta que parecia perdida para as forças comandadas por seu meio-irmão Jon Snow e pela rainha Daenerys Targaryen.
Na mesma entrevista, Williams disse que, assim como o ator Kit Harington (Jon Snow), optou por não ler os roteiros antes dos ensaios. Por isso, o avanço de Arya como heroína dentro da série a pegou de supresa.
— Eu fiquei desesperada. Saí perguntando: "O Rei da Noite morre? Quem mata ele? O que acontece? Ninguém me dizia nada, e eu não sabia o porquê. Foi um momento louco — comentou.
A humildade inicialmente manifestada pela atriz acabou dando espaço ao reconhecimento da importância de sua personagem.
— Foi aí que entendi que Arya matando o Rei da Noite é um reconhecimento de tudo o que ela fez nos últimos seis anos. É tudo para chegar neste exato momento. Foi aí que eu pensei: esse é o meu momento — reconheceu a atriz.
Os fãs concordam que Arya merecia a missão. A frase que a jovem guerreira diz a Melisandre surgiu como um dos assuntos mais comentados no Twitter. Questionada pela sacerdotisa vermelha sobre o que se diz ao deus da morte, a jovem Stark responde: "Not today".