Ei, você aí! Você, mesmo, que está lendo este post.
Você provavelmente já assistiu a Black Mirror: Bandersnatch, a última grande novidade da Netflix. Ainda que não tenha assistido, deve estar por dentro desta que deve ser a nova tendência dos produtos de streaming: conteúdo interativo, em que o telespectador não fica só sentado no sofá olhando para uma tela, mas ajuda a escolher os rumos do roteiro. É algo novo, mas começa a dar frutos.
O mais recente é Você Radical, de Bear Grylls, o cara da foto aí embaixo. Ícone da TV a cabo, o ex-militar britânico ficou famoso por se meter em florestas, desertos e lagos para mostrar técnicas de sobrevivência — que incluem comer insetos, beber água de cactus e construir barcos com troncos de árvore.
Agora, seguindo a linha de Bandersnatch, a Netflix coloca as escolhas de Bear Grylls nas mãos da pessoa do lado de cá da tela: com o controle da TV (ou um toque na tela do celular), você decide se Grylls enfrenta um lobo ou desce uma montanha, atravessa um rio ou se abriga na margem, caminha pela neve ou se arrasta pelo chão. Tudo isso, é claro, tem mais a pegada de entretenimento e diversão do que de aventura. Não é um reality show ou um documentário, é um passatempo para uma tarde de fim de semana – e aí está a dica.