Uma reunião dos participantes na varanda da casa do Big Brother Brasil, dia 21 de fevereiro, fica como cena emblemática para definir o clima que permeou a 19ª edição do reality show, que chega ao final nesta sexta-feira (12). Na ocasião, os concorrentes ao prêmio de R$ 1,5 milhão trocaram abraços e combinaram fazer um “Big Brother do bem”.
De fato, após quase 90 dias de confinamento, fora discussões pontuais que repercutiram mais fora da casa, amplificadas pelas redes sociais, o BBB não apresentou grandes embates, o que sublinhou o astral de boa vizinhança. Mesmo quando o apresentador Tiago Leifert promovia o Jogo da Discórdia, brothers e sisters evitaram confrontos diretos.
Restam quatro moradores: Alan e Hariany já estão garantidos na decisão de amanhã. Carol e Paula disputam nesta quinta-feira, a partir das 22h20min, na RBS TV, o último paredão, para definir o trio de finalistas. Todos seguiram combinando discursos sinceros e também contando com a sorte, pois alguns favoritos, inicialmente considerados mais fortes e mais queridos pelo público, foram ficando pelo caminho.
Ivete Sangalo faz show na despedida
Apesar dos concorrentes evitarem brigas, algumas discussões geraram polêmicas. Nas redes sociais, a bacharel em Direito Paula, 28 anos, foi chamada de racista e criticada por manifestar intolerância religiosa, em razão de opiniões como chamar cabelo cacheado de “ruim” e dizer ter medo de Rodrigo por ele ter ligação “com esse negócio de Oxum” (o carioca é adepto de religiões africanas). Por conta dessa última declaração, Paula, assim que deixar o programa, terá que prestar depoimento à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), no Rio de Janeiro. Rodrigo prestou queixa contra ela.
O clima paz e amor do BBB 19 também teve algum ruído na divisão da casa entre dois grupos, apelidados pelas redes sociais de Bonde Villa Mix e Baile da Gaiola – o primeiro caracterizado pelos participantes com perfil mais elitizado, e o segundo mais engajado em causas sociais e raciais.
Como em todas as edições, a final do Big Brother Brasil terá um show especial. Neste ano, será a vez de Ivete Sangalo cantar os maiores sucessos de sua carreira na despedida do programa.
OS FINALISTAS
Hariany, 21 anos
Natural de Senador Canedo (GO)
Desde os primeiros dias de BBB 19, a divertida goiana grudou em Paula. Símbolo de amizade fiel no programa, Hariany tentou mostrar-se independente em alguns momentos, mas sem provocar a mesma empatia que sua melhor amiga dentro da casa. Levou muito tempo para se soltar na casa. Em um dos jogos da discórdia, tentou justificar sua pouca exposição dizendo que não tinha oportunidade de se mostrar mais na disputa. Hariany e Paula mostraram ruídos na amizade, na semana passada, após uma discussão na cozinha, mas seguem unidas. As duas têm chances de chegarem juntas à final, caso Paula não seja eliminada no paredão de hoje.
Alan, 26 anos
Natural de Criciúma (SC)
O catarinense pode ser considerado um sortudo no BBB. Alan chegou à final sem mostrar maior expressividade em sua temporada na casa. Marcou sua trajetória por ter mantido um breve romance com Hana, a youtuber eliminada nas primeiras semanas de programa. Depois, assumiu uma postura de “planta”: não se envolveu em debates e não confrontou outros brothers. Nas últimas semanas, Alan conquistou a liderança por duas vezes – o que o ajudou a permanecer na disputa. Além disso, começou a aquecer um romance com Carol, que não foi adiante após ele ter se aproximado e seguido a lógica de jogo de Gabriela, eliminada no último domingo.
NA DISPUTA PELA TERCEIRA VAGA
Paula, 28 anos
Natural de Lagoa Santa (MG)
Pode ser considerada a participante mais sincera e “sem filtros” desta edição do reality show. Em qualquer conversa dentro do BBB 19, Paula tinha uma opinião para dar – positiva ou negativa. Após o programa, deve prestar depoimento na investigação aberta contra ela por intolerância religiosa. Também foi chamada de racista nas redes sociais. Ao longo do programa, Paula conquistou fãs na internet por falar realmente o que pensa. Encarou vários paredões. Se sobreviver ao de hoje, torna-se forte candidata ao prêmio de R$ 1,5 milhão.
Carol, 33 anos
Natural de Salvador (BA)
Por ter se relacionado bem com participantes de diferentes grupos, a baiana fez um jogo consistente. Faz o tipo sensata, mas pouco surpreendente. Grudada à miss Isabella nas primeiras semanas, conseguiu driblar confrontos na casa. Semana após semana, viu seus companheiros mais próximos deixarem a disputa. É considerada a última “sobrevivente” do chamado Bonde Villa Mix, grupo da casa visto como mais elitizado. Após a saída de seus colegas mais chegados, Carol conseguiu firmar aliança com Paula e Hariany. Seguiu um raciocínio lógico em suas decisões, garantindo pontos positivos junto aos espectadores.