O clima de Jaguari, na região central do Rio Grande do Sul, era de festa com a presença de atores da Rede Globo na cidade nesta semana. Mas o espírito da nova novela das nove, que teve cenas rodadas nas redondezas da cidade do Interior entre a última sexta-feira (15) e esta quinta-feira (21), não será apenas de alegria. A trama de Walcyr Carrasco (O Outro Lado do Paraíso) é um drama no melhor estilo Romeu e Julieta, o clássico da literatura assinado por William Shakespeare.
A história mostra a paixão proibida de Maria da Paz (Juliana Paes) e Amadeu (Marcos Palmeira), em uma cidade no interior do Espírito Santo — os dois são membros de famílias inimigas. Eles decidem ficar juntos e insistem no relacionamento a fim de apaziguar as brigas. No dia do casamento do casal, acontece um tiroteio entre os dois lados, e, no meio da confusão, a bisavó de Maria (Fernanda Montenegro) atinge o noivo, que é dado como morto.
Anos depois, querendo uma vida nova, Maria se muda para São Paulo, onde começa a trabalhar como confeiteira. O negócio dá certo e ela segue seu rumo. Lá, apaixona-se por Reynaldo Gianecchini. O que ela não imagina é que o galã terá um caso também com a sua filha Lurdes (Agatha Moreira), que nega suas origens humildes e será a vilã do folhetim. O enredo cresce com o retorno de Amadeu a São Paulo, reavivendo o amor do casal.
Em outro núcleo da novela, a irmã mais velha de Maria (Maeve Jinkings) vive um dilema: suas duas filhas são separadas na infância. Na fase adulta, elas são vividas por Nathalia Dill e Paolla Oliveira - esta última se tornará uma blogueira de sucesso e terá encontros e desencontros com a irmã mesmo sem saber de quem se trata.
No elenco, além do protagonismo de Juliana Paes, estão Sérgio Guizé, Luiz Carlos Vasconcelos, Ginézio de Barros e Nívea Maria. Todos eles foram vistos no hotel em que o elenco ficou hospedado.
Locações
Durante os dias que passaram em Jaguari, o elenco se descolocava sempre no período da tarde para as gravações. Os sets eram todos bloqueados com mais de 100 metros de distância, impossibilitando o acesso de populares. Entre os locais estão a Igreja São Caetano e a Gruta Nossa Senhora de Fátima, nas proximidades de Nova Esperança do Sul, que fica a 30 quilômetros de distância da cidade em que o elenco descansava.
No segundo distrito do município, nos campos de Jaguari, Marcos Palmeira e Juliana Paes gravaram cenas diante de um salgueiro, que deve ser um dos elementos emblemáticos da trama. Segundo moradores da região, a árvore está no local a mais de 50 anos.
Jaguarão, na fronteira com o Uruguai, também recebeu filmagens na semana passada. Após Jaguari, o elenco deve seguir para São Gabriel, onde deve realizar novas cenas. A estreia de A Dona do Pedaço está marcada para a segunda quinzena de maio.