A família Sabino Machado vai deparar com um mundo repleto de novidades ao despertar no ano de 2018 em O Tempo Não Para, nova novela das sete que estreia nesta terça-feira (31), na RBS TV. Congelados por 132 anos, Dom Sabino (Edson Celulari), Dona Agustina (Rosi Campos), Marocas (Juliana Paiva), as gêmeas Nico (Raphaela Alvitos) e Kiki (Nathalia Rodrigues), além dos agregados, vão se surpreender com as mudanças que perderam por conta de um acidente de navio ocorrido em 1886. A partir daí, as diferenças culturais entre os séculos causarão estranhamento e também momentos divertidos.
– É uma comédia realista de uma família que vive no século 19. E, por um acidente que acontece na viagem, eles são congelados num iceberg. Então, o bloco de gelo se desloca para a costa brasileira, eles chegam aos dias de hoje e vão enfrentar essa diferença de 132 anos. É uma história interessante. O Mário Teixeira (autor) foi muito feliz na abordagem desse tema – acredita Edson Celulari.
Na trama, Marocas será a primeira pessoa da família a acordar após se desprender do iceberg. Samuca (Nicolas Prattes), que estará surfando na hora, verá a cena e a socorrerá. Então, os dois vão acabar numa ilha e lá terão o primeiro contato.
O jovem empresário ficará encantado pela moça que, por sua vez, se escandalizará com a forma como ele estará vestido. Entretanto, aos poucos, Samuca conquistará sua confiança.
– O Tempo Não Para conta uma história de amor entre pessoas de séculos diferentes. Marocas veio do final do século 21 e o Samuca, dos dias atuais. No fundo, eles são muito parecidos: sonham em mudar o mundo, cada qual a seu modo. Por isso vão se completar – diz Teixeira.
DILEMAS AMOROSOS, ÉTICOS E TECNOLÓGICOS
Ao lado da mãe, Carmen (Christiane Torloni), e da namorada, Betina (Cleo), Samuca ergueu a holding SamVita, que se tornou uma referência mundial em sustentabilidade. Além disso, o rapaz construiu a Fundação Vita, focada em reciclagem. Por conta da proximidade com Marocas, o empresário acabará sofrendo ataques velados de Amadeu (Luiz Fernando Guimarães), que deseja ter poder sobre os "congelados" e seus segredos.
– Samuca é um visionário.
É um cara humanista, que tem um senso de justiça exacerbado e muito maduro para a idade dele. Um cara de 24 anos que é dono de um império. Ele tem a faculdade da vida – afirma Nicolas Prattes.
Apesar da paixão por Marocas, Samuca deverá percorrer um longo caminho para ficar com a amada. Fora todas as questões temporais entre eles, Betina será uma pedra em seu sapato. A até então noiva não se conformará com o fim do relacionamento.
– Ainda não gravei um embate muito direto com a Cleo. Ela só viu Marocas desacordada e foi no ouvido dela falar um monte de coisas. Mas acho que vai ser divertido – brinca Juliana Paiva.
Além do humor, Teixeira já adiantou que desse contraste de épocas, questões sobre paradigmas éticos e o avanço tecnológico serão abordadas. Isso porque o congelamento acontece dois anos antes da abolição da escravatura, em 1888. Os negros vão acordar livres, e os brancos acordarão sem suas propriedades. Todos eles terão experiências bem particulares com a vida moderna.