Os millennials recém ganharam um filme teen para chamar de seu. A Barraca do Beijo, longa original Netflix, foi classificado pelo jornal The New York Times como "o filme do verão norte-americano de 2018". A produção virou um fenômeno de audiência do serviço de streaming e conta a história de uma jovem de 16 anos que se apaixona pelo irmão do melhor amigo. O problema é que a continuação desse amor pode ameaçar a amizade dos dois. É a partir desse impasse que a trama se desenrola.
Com referências a outros filmes do mesmo gênero, o sucesso de A Barraca do Beijo é um bom ensejo para visitar as comédias adolescentes clássicas disponíveis no catálogo da Netflix. Por isso, GaúchaZH fez uma lista com 10 filmes teen para sentir um pouco de nostalgia daquela época ingênua e, por vezes, exageradamente dramática.
1. Clube dos Cinco
Clássico do gênero, dirigido por John Hughes. Durante castigo na escola, turma de adolescentes problemáticos compartilha experiências e encontra semelhanças em suas diferenças. Com Emilio Estevez e Molly Ringwald, que também atua em A Barraca do Beijo, como mãe dos irmãos.
2. The Duff
Protagonizado por Mae Whitman (Arrested Development), The Duff conta a história de uma garota que resolve mudar drasticamente de visual, quando descobre que suas amigas a veem como gordinha e feia.
3. Alex Strangelove
Terminando o ensino médio, Alex planeja perder a virgindade com sua namorada. Mas um encontro insperado com um interessante garoto gay o leva a uma incrível jornada de autodescoberta. Com sensibilidade e bom humor, Alex Strangelove fala de amor, amizade e a busca por identidade.
4. Meninas Malvadas
O longa de Mark Waters se tornou um fenômeno no mundo pop com referências quase obrigatórias para quem gosta de cinema. Inclusive, neste ano, a embaixada de Israel mandou um gif do filme pelo twitter em resposta ao líder supremo do Irã. A trama acompanha uma jovem (Lindsay Lohan) que, ao retornar de uma temporada na África, entra em uma escola americana na qual vivencia um real ambiente selvagem de competição e vaidade.
5. Ela É Demais
Sucesso do fim dos anos 1990, Ela É Demais narra a história de um jovem, interpretado por Freddie Prinze Jr., que aceita um desafio de transformar uma menina (Rachael Leigh Cook) introvertida em rainha do baile.
6. Ela e os Caras
Protagonizado por Amanda Bynes, Ela e os Caras acompanha a guerra que uma caloura faz, junto de um grupo de sete excluídos, ao descobrir que suas amigas da irmandade são cruéis e desonestas.
7. As Patricinhas de Beverly Hills
Em Beverly Hills, a adolescente Cher (Alicia Silverstone), filha de uma advogado (Dan Hedaya) muito rico, passa seu tempo em conversas fúteis e fazendo compras com amigas totalmente alienadas como ela. Mas a chegada do enteado de seu pai, Josh (Paul Rudd), muda tudo, primeiro por ele criticá-la de não tomar conhecimento com o "mundo real" e em segundo lugar por ela descobrir que está apaixonada por ele. O longa é outro clássico das comédias românticas, lançado na metade dos anos 1990.
8. Operação Cupido
Lembra da Lindsay Lohan ainda criança? Então, Operação Cupido apresenta a atriz mirim em dose dupla, interpretando as gêmeas Hallie e Annie. Elas foram separadas ainda pequenas - uma ficou com a mãe e a outra, com o pai - e um dia se encontram num acampamento de verão. As gêmeas trocam de lugar na volta para a casa e elaboram um plano para que o casal volte às boas e a família enfim possa se reunir.
9. Sexta-feira Muito Louca
Longa da Disney, Sexta-feira Muito Louca traz a história de mãe e filha - Jamie Lee Curtis e Lindsay Lohan, respectivamente -, que brigam dia e noite até acordarem com os corpos trocados. As personagens vivem, literalmente na pele, o mundo uma da outra.
10. Dez Coisas que Eu Odeio em Você
O filme de Gil Junger também virou referência quando se fala de comédias adolescentes. Na trama, garota precisa arranjar um namorado para sua irmã mais velha e impopular (Julia Stiles) e seu plano é pagar um bad boy (Heath Ledger) para seduzir a jovem.