Após protestos dos telespectadores, a Globo anunciou mudanças no formato do próximo paredão do Big Brother Brasil, chamado pela produção do programa de Vai e Volta. Na regra anterior, os participantes seriam informados que os dois mais votados pelo público em um paredão triplo seriam eliminados, quando na verdade a dupla passaria três dias em um quarto no andar superior da casa. O eliminado de verdade seria definido apenas na sexta-feira (09), em uma disputa de sorte disputada entre os dois. O vencedor voltaria para o jogo imune e com direito de indicar alguém para o paredão.
Com a nova proposta, a sorte sai de cena e apenas um dos brothers vai para o quarto secreto: o menos votado. Ele sairá da casa ao lado do verdadeiro eliminado, para iludir o restante dos confinados. A única coisa mantida é a imunidade e o direito de mandar alguém para a berlinda – a indicação, a princípio, será feita no mesmo dia do retorno, ao vivo.
Segundo explicações de Tiago Leifert, telespectadores entraram em contato com a emissora questionando que um participante fosse eliminado em uma prova de azar, fazendo com que o voto popular perdesse valor dentro do reality.