Em uma pequena sala na Casa de Teatro de Porto Alegre, o diretor Gustavo Spolidoro e o roteirista Gibran Dipp encaram o ator Kayode Assis.
– Tu ainda está magoado, e ele vai te provocar – indica Spolidoro, ao que Dipp interrompe: – Vamos fazer tipo um desafio, quem é o melhor entre vocês.
No meio da conversa, ao chamarem atenção do jovem, soltam o nome "Pedro". Kayode já incorpora seu personagem na série adolescente Formigas antes mesmo de entrar em cena, seguindo os passos de uma construção narrativa ambiciosa: a história é estruturada pelos atores a partir de escassas diretrizes dadas antes das filmagens, sem falas definidas. A série, que está sendo rodada no Rio Grande do Sul, é mais uma produção assinada pelo diretor gaúcho voltada ao público jovem – vem na carona deErnesto, o Exterminador de Seres Monstruosos (E Outras Porcarias), exibida na TV Brasil e na TVE, e da produção de A Velha História do Meu Amigo Novo, em fase de finalização.
Leia mais:
Estreia série para crianças "Ernesto, o Exterminador de Seres Monstruosos"
Documentário "Errante", de Gustavo Spolidoro, acompanha personagens encontrados ao acaso pelas ruas
– Comecei a refletir para quem estou fazendo o que faço. Será que é só o público do cinema? Ou públicos que precisam de conteúdo? Sempre gostei de criança – conta Spolidoro, conhecido principalmente por seu trabalho para adultos, que inclui Errante(2014) e Ainda Orangotangos (2007). – Não quero doutrinar ou moralizar. Quero que elas possam assistir a algo que faça bem, que possam continuar com o espírito infantil da fantasia – completa o pai de Aimée, 10 anos.
Espaço para a voz adolescente na TV
Produção da Gus Gus Cinema e da Grande Plano Geral, Formigas mescla ficção, documentário e uma pegada fantástica para contar a história de um grupo de atores que está adaptando a lenda O Negrinho do Pastoreio para o teatro. Fora dos ensaios, um misterioso menino negro cruza o caminho dos adolescentes. O espetáculo está sendo construído pelos próprios atores durante as filmagens. Neste fim de semana, ocorre a apresentação da peça no Teatro do Museu do Trabalho, em sessão exclusiva para convidados. Cada ator teve liberdade para definir detalhes da história de seu personagem, assim como traços da personalidade.
– A maturidade do debate que os adolescentes trazem para cena surpreende. Tentamos ajudar com alguns elementos, mas o que eles propõem é impressionante – avalia Spolidoro, que usou como referência a esfera dramática de Os Idiotas (1998), de Lars von Trier, e César Deve Morrer (2012), dos irmãos Taviani.
Responsável pelo argumento do seriado, Dipp quer dar voz aos dilemas jovens por meio das ideias dos próprios atores da série – as idades variam de 16 a 22 anos. O racismo e a história do povo negro estão entre os temas de destaque do enredo, trazendo referências atuais – a certa altura das filmagens, os adolescentes introduziram na pauta a situação da Ocupação Lanceiros Negros, desfeita pela Brigada Militar em ação com uso de força em junho.
– A gente media, não interfere – esclarece o roteirista.
Kayode, 22 anos, interpreta o Negrinho na peça montada para o seriado, que terá 13 episódios – o guri já tinha trabalhado com Spolidoro e Dipp no filme Ainda Orangotangos. Nas filmagens acompanhadas por Zero Hora, o ator leva chibatadas enquanto grita "A carne mais barata do mercado é a carne negra", trecho da música A Carne, de Elza Soares. O formato da cena foi sugerido pelos próprios adolescentes.
– Com a adaptação que estamos fazendo, as pessoas podem pensar que, talvez, as coisas para o negro não tenham mudando tanto. Ou que chicote pode representar outra coisa agora – opina o ator.
O elenco jovem de Formigas traz ainda Jordana Eltz, Pedro Nunes, Cinândrea Guterres, Artur Luz e Vitor Sifft. Contemplada em edital para programação da TVE-RS, com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, a série deve entrar na grade do canal no primeiro semestre de 2018.
OUTRAS SÉRIES INFANTIS DO DIRETOR
Ernesto, o Exterminador de Seres Monstruosos (e Outras Porcarias)
Segundo projeto infantil com direção de Spolidoro, o primeiro foi Pequenos Tormentos da Vida (2006), a série estreou na TV Brasil e na TVE em abril. A atração é voltada a crianças de seis a 12 anos e conta a história de Ernesto (Augusto Madeira), um exterminador de criaturas monstruosas que assustam os pequenos. O enredo é uma adaptação do livro de Roy Berocay.
A Velha História do Meu Amigo Novo
A série documental promove o encontro entre crianças de culturas e hábitos bem diferentes. Em um dos episódios, por exemplo, a ex-The Voice Kids Laura Shadeck conhece a deficiente visual Isadora Hidalgo de Souza – todas as cenas foram gravadas no Rio Grande do Sul. Spolidoro dirige a série que pode entrar na grade da TV Brasil e afiliadas ainda neste ano.