Neste dia 26 de julho, comemora-se o Dia dos Avós. Por isso, separamos sete avós marcantes na história da televisão. A lista inclui nomes brasileiros e internacionais, personagens de desenho animado, seriados e até da vida real. Confira:
1) Dona Picucha (Doce de Mãe)
Fernanda Montenegro encantou com sua interpretação dessa viúva de 85 anos – tanto que conquistou um Emmy de melhor atriz pelo papel. Mãe de quatro filhos e avó de cinco netos, era uma velhinha divertida que encarava super bem a velhice. No início da série decidiu morar em uma casa geriátrica, mas desistiu da ideia após perceber que estava envelhecendo longe da família.
2) Dona Benta (Sítio do Picapau Amarelo)
Criada em 1920 por Monteiro Lobato, Dona Benta tinha, de fato, dois netos: Pedrinho e Narizinho. A carismática senhorinha acabava, no entanto, sendo um pouco avó de personagens como a boneca Emília e o arteiro Saci. Na televisão, foi interpretada na primeira versão por Zilka Salaberry (1977-1988) e por Nicette Bruno (2001-2004), Suely Franco (2005-2006) e Bete Mendes (2007).
Leia também
Carolina Ferraz deixará o elenco fixo da Globo
Segunda temporada de "A Arte do Encontro" e outras atrações para curtir na TV nesta quarta-feira
3) Dona Neves (Chaves)
Interpretada por María Antonieta de las Nieves, esta idosa adorava uma encrenca e não fugia de um bate-boca no pátio da vila. Sua primeira aparição no seriado foi em 1977, mas passou a fazer parte do elenco fixo em 1979, substituindo Seu Madruga – seu neto na trama –, após a saída de Ramón Valdes. Uma curiosidade: com a saída de Valdes, Dona Neves virou a tutora de Chiquinha, personagem também interpretado por Maria Antonieta.
4) Leleco (Avenida Brasil)
Regata, corrente, óculos na cabeça e muito bom humor. Marcos Caruso eternizou esse vovô malandro em uma das novelas mais icônicas da televisão brasileira. Logo no início da trama, separou-se da esposa Muricy (Eliane Giardini) e engatou um namoro com Tessália com a jovem (Débora Nascimento). Pai do protagonista Tufão (Murilo Benício), tinha dois netos adotivos: Jorginho (Cauã Reymond) e Ágata (Ana Karolina Lannes), além de Nina/Rita (Débora Falabella)
5) Emily Gilmore (Gilmore Girls)
Apesar das divergências com a filha Lorelai (Lauren Graham), a personagem de Kelly Bishop sempre foi uma mãe com coração de ouro. Ao longo das temporadas, a relação entre as duas e Rory (Alexis Bledel, a neta) ganha força na trama.
6) Abe Simpson (The Simpsons)
Pai de Homer, Abraham "Abe" é avô de Lisa, Bart e Maggie. Já não está lá muito bem das ideias e costuma contar aos netos histórias que não fazem sentido. Apesar disso, é bem humorado e afetuoso, de sua maneira. Não se impressione se, em meio a uma de suas histórias, ele acabar caindo no sono. É normal para o veterano da Segunda Guerra, que tem 83 anos desde 1989.
7) Palmirinha
Esta avó existe na vida real. E é a personificação daquela avó antiga que muitos têm no imaginário, de uma senhora gentil e afetuosa, capaz de preparar qualquer receita. Apesar de ter conquistado milhares de "netos" pelo Brasil, a cozinheira e apresentadora de televisão é avó biológica de seis pessoas e tem ainda quatro bisnetos.