Nova novela das sete, que estreia hoje na RBS TV (19h20min), Pega Pega tem nome de brincadeira de criança, mas pretende tratar de um assunto sério: ética. De cara, acontecerá o furto de 40 milhões de dólares de dentro do cofre do Carioca Palace, que deixará os antigos donos do hotel, Pedrinho (Marcos Caruso) e Luíza (Camila Queiroz), na sarjeta. O novo proprietário, Eric (Mateus Solano), será acusado do crime. Os verdadeiros ladrões, porém, são quatro funcionários do hotel, que terão de lidar com a investigação comandada por Antônia (Vanessa Giácomo).
– Pega Pega é uma novela sobre escolhas e consequências. Me considero uma humorista. Vou falar da ética no nosso dia a dia, com muita leveza e humor – conta a autora, Claudia Souto, que faz sua estreia como autora titular na Globo.
Leia mais:
Último capítulo de "Rock Story" contará com participação de personagem de "Pega Pega"
Novela "Pega Pega" usa bom humor para discutir ética sob a perspectiva das pessoas comuns
Mentor do crime, Malagueta (Marcelo Serrado) convencerá Agnaldo (João Baldasserini), Sandra Helena (Nanda Costa) e Júlio (Thiago Martins) a participarem da ação. Nenhum deles tem histórico na bandidagem e terão problemas para se livrar da polícia. Enquanto isso, Eric terá de lutar para provar sua inocência – principalmente para Luíza, por quem se apaixona. Viúvo, ele se encanta pela herdeira do hotel à primeira vista.
– Com a Luíza, ele descobriu que a gente vive para a felicidade e não para ganhar dinheiro. Ela é uma âncora que o salva desse lugar. Se a gente acredita no dinheiro, vai morrer totalmente pobre – opina Mateus Solano.
Criada como uma princesa por Pedrinho desde a morte dos pais, Luiza nunca teve de trabalhar. Mesmo assim, a nova realidade não a assustará. Da suíte presidencial do Carioca Palace para uma residência humilde na Tijuca, ela não se lamentará e logo vai buscar um emprego. Para Camila Queiroz, a personagem passa longe do perfil de "patricinha".
– A Luíza é simples ao se vestir, não liga para joias ou bolsas. O que ela queria era ter o Carioca Palace para si, reformar e ajudar o avô a sair da crise. Até que descobre que os dois homens da vida dela a traíram e não contaram que um tinha vendido e o outro comprado o hotel. E vai para o olho da rua – adianta Camila.
Misturar gêneros foi desafio para equipe
Segundo o diretor artístico Luiz Henrique Rios, misturar os gêneros comédia, romance e policial dificultou seu trabalho. Além disso, havia dois desafios tecnológicos: inserir o hotel construído nos Estúdios Globo na orla de Copacabana, com auxílio da computação gráfica, e elaborar uma personagem virtual, a canguru Flor. A boneca se relaciona com Bebeth (Valentina Herszage), filha de Eric, que a vê como uma amiga real.
– Pega Pega é uma comédia romântica policial e só de ser uma história que tem três gêneros já era complicado. Esse é um momento muito especial para a gente, porque esse trabalho não se faz sozinho. Essas pessoas que formam a equipe são fundamentais para o resultado da novela – valoriza o diretor.
PEGA PEGA
Estreia da nova novela das sete, terça (6), às 19h20min.
RBS TV
QUEM É QUEM
O casal
Eric Ribeiro (Mateus Solano) – Jovem empresário muito bem-sucedido, tido como um dos melhores partidos do Rio de Janeiro e que vive para o trabalho. Seus negócios tomam praticamente todo o seu tempo e ele mal consegue desfrutar da companhia da filha, a adolescente Bebeth (Valentina Herszage), a quem ama, mas não consegue demonstrar. Viúvo, Eric perdeu a mulher num acidente de carro, e seu coração volta a bater forte ao conhecer Luiza (Camila Queiroz), por quem se apaixona perdidamente. Ele esconde um segredo de seu passado.
Luíza Guimarães (Camila Queiroz) – Moça fina, bem educada, viajada, herdeira do Carioca Palace Hotel, onde mora com seu avô, Pedrinho Guimarães (Marcos Caruso), desde os 3 anos, após perder os pais. Apesar de ter sido criada como uma princesa em seu castelo, Luiza não é uma dondoca, estuda administração de empresas e sonha gerir o hotel. Ao conhecer Eric (Mateus Solano), ela se encanta, mas se sente traída ao saber que o amado comprou o hotel de seu avô e não contou a ela quando podia fazer isso. Quando perde a fortuna, não se deixa abater e vai à luta.
Os ladrões
Malagueta (Marcelo Serrado) – Concierge do hotel e morador de um conjugado em Copacabana, Malagueta se chama Vítor. O apelido lhe foi dado por ser ardiloso, articulador, matemático. Ambicioso, ele é o mentor do roubo e o responsável por aliciar os colegas. Malagueta busca a precisão e a aceitação do pai, Timóteo (Cacá Amaral), líder de uma quadrilha que assaltava caixas eletrônicos e que está preso. Vai se envolver com Maria Pia (Mariana Santos).
Julio (Thiago Martins) – Garçom, ele executa o seu ofício com muita dedicação. Mora na Tijuca com as tias, Elza (Nicette Bruno) e Prazeres (Cristina Pereira), e com o cachorrinho Sherlock. É um bom moço, frágil, mas, por contingências da vida, topa participar do roubo do hotel, o que lhe causa um arrependimento profundo. Ele se apaixona pela determinada inspetora de polícia Antônia (Vanessa Giácomo). Julio mora na vila da Tijuca.
Sandra Helena (Nanda Costa) – Camareira do hotel, Sandra é uma mulher alegre, despachada e que quer subir na vida, mas jamais pensou em se tornar uma ladra. Ela namora o recepcionista Agnaldo (João Baldasserini) e juntos aproveitam as suítes desocupadas para momentos de romance. Mora na Tijuca com a mãe, Dulcina (Edvana Carvalho), e o padrasto, Aníbal (Edmilson Barros), a quem não suporta. Sandra Helena mora na vila da Tijuca.
Agnaldo (João Baldasserini) – Recepcionista, é um cara boa praça, comunicativo, mas inveja os bens dos hóspedes, achando que merece o mesmo ou mais do que eles. Namorado de Sandra Helena (Nanda Costa), por quem é apaixonado, é o primeiro a topar a proposta de Malagueta (Marcelo Serrado) de assaltar o hotel. Mora num quartinho dos fundos do Carioca Palace e quer se reaproximar do irmão, Wanderley (Bernardo Marinho).
Carioca Palace
Pedrinho Guimarães (Marcos Caruso) – Dono do Carioca Palace, o qual herdou da família. Pedrinho é um playboy que sempre curtiu a vida adoidado. Avesso a trabalho, ele quer gastar e pouco liga para a manutenção de seu hotel, que passa por dificuldades financeiras. Não à toa, ele decide vendê-lo a Eric (Mateus Solano). Nos áureos tempos, viveu um romance com Sabine (Irene Ravache) e teve um affair com Lígia (Angela Vieira).
Nelito (Rodrigo Fagundes) – Mordomo fiel de Pedrinho (Marcos Caruso), nutre pelo patrão uma grande afetividade, que é recíproca. Muito alegre e dedicado, Nelito, que mora com a irmã Antônia (Vanessa Giácomo), abriga o patrão em seu apartamento na Tijuca quando o mesmo perde tudo e continua enchendo-o de mimos.
Douglas (Guilherme Weber) – Gerente geral do hotel, Douglas subiu na vida de forma honesta. Começou como estagiário e deve a oportunidade a Pedrinho (Marcos Caruso), a quem respeita muito. Sisudo no trabalho, Douglas tem uma vida paralela na boate Strass. Quando Luiza (Camila Queiroz) perde a fortuna, torna-se um grande amigo da ex-patroa.
Cíntia (Bruna Spínola) – Camareira e muito amiga de Sandra Helena. Nutre uma paixão por Julio (Thiago Martins), mas não consegue se declarar ao garçom. Torna-se amiga de Luiza (Camila Queiroz).
Tânia (Jeniffer Nascimento) – Camareira, vive às turras com Sandra Helena (Nanda Costa).
Cristóvão (Milton Gonçalves) – Responsável pelos pequenos consertos no hotel, Cristóvão carrega uma culpa por conta de acontecimentos do passado, mas se abre com Bebeth (Valentina Herszage), quando a menina se muda para o hotel, e os dois se tornam amigos e confidentes. Ex-marido de Madalena (Virgínia Rosa), pai de Dilson (Ícaro Silva) e Tidinho (David Junior).
Chef D’Angelo (Beto Vandesteen) – Chef do hotel, ele comanda a cozinha com muita firmeza e se torna amigo de Bebeth (Valentina Herszage) quando a menina vai morar no hotel. Ele a ensina a cozinhar.
Xavier (Pedro Cassiano) – Sous chef, é o braço direito de chef D’Angelo. Complementa a renda fazendo o “acompanhante” para senhoras carentes, o que pode lhe render bons e maus momentos.
Núcleo de Eric
Bebeth (Valentina Herszage) – Filha única de Eric (Mateus Solano). Adolescente, tem conflitos com o pai e quer dele não o dinheiro, mas atenção e limites. Presenciou a morte da mãe num acidente de carro quando ainda era bem pequena e o trauma causa reflexos em sua vida. Namora Márcio (Jaffar Bambirra).
Mirella (Marina Rigueira) – Mulher de Eric (Mateus Solano), com quem se casou muito nova. Morreu num acidente de carro no qual estava com a filha Bebeth (Valentina Herszage), na época uma criança.
Dr. Mathias (Álamo Facó) – Psiquiatra que vai cuidar de Bebeth (Valentina Herszage). Usa métodos diferenciados.
Sabine Favre (Irene Ravache) – Viúva do pai de Mirella (Marina Rigueira) e madrinha de Bebeth (Valentina Herszage). Suíço-brasileira, muito arrogante, sócia de Eric (Mateus Solano) em sua empresa. Detesta o empresário e só tem olhos para o filho Don (David Junior). No passado, teve um romance com Pedrinho (Marcos Caruso).
Don (David Junior) – Adotado por Sabine (Irene Ravache) quando ainda era uma criança, Don é brasileiro, mas foi criado na Europa com a melhor educação que poderia ter. Tem um cargo de confiança na empresa.
Cássio (Lucci Ferreira) – Ex-sócio de Eric (Mateus Solano). Diferentemente do empresário, é interesseiro, corrupto e o prejudicou em alguns negócios. Só pensa em dinheiro. Tem envolvimento com Malagueta (Marcelo Serrado) e Timóteo (Cacá Amaral).
Timóteo (Cacá Amaral) – Pai de Malagueta (Marcelo Serrado). Está preso por comandar uma quadrilha que roubava caixas eletrônicos. Tem raiva do filho por não ter sido ajudado por ele no último roubo, o que fez com que fosse preso.
Tijuca – Vila e arredores
Elza (Nicette Bruno) – Tia de Julio (Thiago Martins) e irmã de Prazeres (Cristina Pereira). Senhorinha muito querida na vila, adora o sobrinho e o cachorrinho Sherlock, para o qual já comprou um túmulo.
Prazeres (Cristina Pereira) – Outra tia de Julio (Thiago Martins), irmã de Elza (Nicette Bruno). Também muito querida por todos, mas gosta de uma fofoca e, muitas vezes, fala sem pensar. Com a irmã, alcovita o romance de Julio e Antônia (Vanessa Giácomo).
Arlete (Elizabeth Savalla) – Mãe de Julio (Thiago Martins), procura o filho depois de adulto. Vai se envolver com Pedrinho (Marcos Caruso).
Dulcina (Edvana Carvalho) – Mãe de Sandra Helena (Nanda Costa), trabalha como costureira e é casada com Aníbal (Edmilson Barros).
Aníbal (Edmilson Barros) – Padrasto de Sandra Helena (Nanda Costa), casado com Dulcina (Edvana Carvalho). Não trabalha e vive à custa da mulher.
Borges (Danton Mello) – Diretor da Companhia Serrote de Teatro de Bonecos. Idealista, não admite rebaixar a sua arte a níveis comerciais, mesmo a companhia não estando bem financeiramente. É casado com Tereza (Dani Barros) e é pai de Márcio (Jaffar Bambirra) e Drica (Leandra Caetano).
Tereza (Dani Barros) – Mulher de Borges, administra a agenda e as finanças da companhia. Faz o dinheiro esticar no fim do mês e, apesar de tentar convencer o marido a procurar outros trabalhos, entende as suas convicções. Muito ligada aos filhos, Márcio (Jaffar Bambirra) e Drica (Leandra Caetano).
Márcio (Jaffar Bambirra) – Bom garoto, Márcio trabalha com os pais na Serrote. Tem brigas com Borges (Danton Mello) por achar que a família precisa de outra fonte de renda para se manter. É namorado de Bebeth (Valentina Herszage), de quem gosta muito, apesar da desaprovação do pai.
Drica (Leandra Caetano) – Caçula de Borges (Danton Mello) e Tereza (Dani Barros), adora o ofício dos pais e substitui o irmão nos espetáculos quando precisa. É muito alegre e levada. É amiga de Bebeth (Valentina Herszage).
Evandro (Paulo Vilhena) – Homem misterioso e muito fechado, chega à vila com a mulher Mônica (Julia Lund) e, juntos, vão morar numa casa abandonada.
Mônica (Julia Lund) – Mulher de Evandro (Paulinho Vilhena), é tão misteriosa quanto ele. Passa o dia trancada em casa, por ordens do marido, e poucos na vila a veem. Sua casa está sempre fechada e sem luz.
Dona Neide (Regiana Antonini) – Vizinha na vila, amiga das tias Elza (Nicette Bruno) e Prazeres (Cristina Pereira).
Otávio (Zecarlos Moreno) – Vizinho na vila. Comandado pela mulher, Neide (Regiana Antonini).
Madalena (Virgínia Rosa) – Cozinheira na casa de Maria Pia (Mariana Santos), é mãe de Dilson (Ícaro Silva) e Tidinho (David Junior). Este último sumiu quando ainda era criança por um deslize do pai, Cristóvão (Milton Gonçalves). Por isso, ela nunca perdoou o marido, de quem se separou.
Dilson (Ícaro Silva) – Muito apegado à mãe, Madalena (Virgínia Rosa), ele sonha ver os pais convivendo em harmonia. Sofre por não ter crescido com o irmão Tidinho (David Junior). Trabalha como vendedor de balas na Central do Brasil.
Wanderley (Bernardo Marinho) – Irmão de Agnaldo (João Baldasserini). Anos atrás brigou com o recepcionista do hotel por causa de mulher. Vê o irmão se reaproximar para conseguir um álibi no roubo. Mora com Madalena (Virgínia Rosa) e Dilson (Ícaro Silva) e sobrevive vendendo balas.
Copacabana
Maria Pia (Mariana Santos) – Assessora pessoal de Eric (Mateus Solano), por quem nutre uma paixão platônica. É a sombra do empresário, que a enxerga como uma irmã. Mina o namoro de Eric e Luiza (Camila Queiroz) com intrigas e mentiras e se alia a Malagueta (Marcelo Serrado). Com a autoestima baixa, cura as suas frustrações na comida.
Athaíde (Reginaldo Faria) – Pai de Maria Pia (Mariana Santos). Desembargador aposentado, enche a filha e a mulher Lígia (Angela Vieira) de conforto. É o melhor amigo de Pedrinho (Marcos Caruso).
Lígia (Angela Vieira) – Mãe de Maria Pia (Mariana Santos), é uma dondoca que só pensa em aparências. Recrimina a filha por estar fora de forma e quer dar uma repaginada na herdeira. É apaixonada por Pedrinho (Marcos Caruso), com quem teve um affair no passado.
Rubia/Flávio (Gabriel Sanches) – Trabalha na boate Strass como drag queen. Amigo e sócio de Douglas (Guilherme Weber) na boate.
Delegacia
Antônia (Vanessa Giácomo) – Inspetora de polícia linha-dura, incorruptível, que se impõe num meio majoritariamente masculino. Ama seu trabalho e não tolera injustiças. É determinada e objetiva, seja praticando seu ofício, seja no amor, pois toma a iniciativa de ficar com Julio (Thiago Martins). Tem um grande carinho pelo irmão Nelito (Rodrigo Fagundes).
Domênico (Marcos Veras) – Inspetor de polícia, está sempre ao lado de Antônia (Vanessa Giácomo) compondo uma dupla dinâmica no combate ao crime. Gosta da colega de trabalho e não suporta saber que ela prefere Julio (Thiago Martins) a ele.
Delegado Siqueira (Marcello Escorel) – Deixa as investigações nas mãos de seus inspetores, mas, muito vaidoso, toma para si o esclarecimento dos casos. Adora sair na imprensa.