Patrícia Poeta virou a página do jornalismo há três anos para aventurar-se em outros formatos televisivos e nunca escondeu que queria se sentir mais livre. Desde 2016 é uma das apresentadoras do semanal É de Casa, exibido aos sábados pela manhã pela RBS TV. Mas somente agora, no Caixa de Costura, reality show exibido pelo canal pago GNT, ela parece enfim ter se encontrado no entretenimento.
O programa é uma competição entre três costureiros que precisam recriar peças clássicas e propor soluções criativas de customização e reaproveitamento. Os episódios são temáticos e Patrícia conta com a ajuda dos estilistas Isabela Capeto e André Lima para definir o vencedor de cada dia.
Leia mais:
"Vade Retro" precisa abandonar a trama fantástica e focar na trivialidade
"Mister Brau": além do humor, série toca em temas necessários
A dinâmica do programa é boa e divertida, mostra a pressão sobre os competidores que dispõem de tempo determinado para cumprir com a tarefa proposta. Enquanto eles criam, Patrícia vai conversando com cada um, ouve sobre a trajetória deles, questiona as escolhas que estão fazendo na prova. A gaúcha de 40 anos parece bem mais à vontade nesse formato do que na atração da TV aberta. Patrícia sabe conduzir a dinâmica, alternando firmeza e empatia. Os jurados garantem a parte técnica, dando dicas e avaliando as criações. O cenário também é destaque e o mundo dos sonhos para os jovens estilistas que passam por ali: é um atelier e tanto.
Não é preciso entender muito de moda para gostar de Caixa de Costura, porque o programa reúne o que um reality show precisa para divertir: competição e histórias de vida. Essa primeira temporada terá 20 episódios e se você perdeu pode recuperar nas plataformas Globosat Play e Now. Tomara que o canal renove a atração para mais temporadas.
Paixão por reality
Destaque na televisão brasileira, o gênero reality show alcançou aproximadamente 61,8 milhões de espectadores no primeiro trimestre de 2017. O número considera as emissoras de TV aberta nas 15 regiões metropolitanas pesquisadas pelo instituto GfK. Para realizar a pesquisa,foram considerados 237 programas do gênero em diversas categorias, como entretenimento, policial, culinária e moda.
As mulheres representam 57% do público que assistiu a esses programas. A classe C representa 50% do público para o recorte, e os indivíduos de 35 anos ou mais somam 55% do público.
O índice de fidelidade, que indica a média de permanência dos telespectadores em um programa ou faixa horária, foi de 52% nos reality shows. A região Sul é a de maior fidelidade, com índice de 53,7%.
Melhor da semana
Rock Story apresentou mais um bom momento nostálgico. Com a participação de Paula Toller, Tony Belotto e Paulo Ricardo, a sequência do show de Gui Santiago (Vladimir Brichta) encantou ao relembrar sucessos de Cássia Eller, Renato Russo e Raul Seixas.
Pior da semana
Tudo bem que parte da trama de A Força do Querer se passa em Belém, no Pará, mas é difícil aguentar os personagens baseados no Norte falando o tempo inteiro expressões como “mana”. Sem contar que “ôxenti” é mais usado no Nordeste do que pelos nortistas.