Uma previsão une as vidas de Zeca (Marco Pigossi) e Ruy (Fiuk), ainda crianças, em A Força do Querer, nova novela das nove, que estreia nesta segunda-feira na RBS TV. Após os meninos caírem em um rio e serem salvos pelo índio Benki Piyãko, da tribo Ashaninka, eles têm um mesmo sonho. Então, o índio faz a predição de que o que brotar das águas vai juntar os dois e separá-los de novo - o que tudo indica ser a paixão de ambos, no futuro, por Ritinha (Isis Valverde), que acredita ser uma sereia.
– O que a água juntou, ela vai separar. Tem uma cena em que ambos olham para Ritinha. O Zeca está na praia e o Ruy, num barco, enquanto ela nada no rio. Ali, percebemos que ela é a grande desgraça da vida deles – ressalta Marco Pigossi.
Leia mais:
Saiba tudo sobre "A Força do Querer", novela das 21h que estreia nesta segunda
"Falo de coisas que me preocupam", diz Gloria Perez
Enquanto Zeca quer constituir uma família, sua noiva, Ritinha, planeja conhecer o mundo. Essas diferenças afastarão o casal após a chegada de Ruy a Parazinho, vila fictícia próxima a Belém, na região Norte do Brasil. No dia do casamento, o caminhoneiro flagra a amada com o filho de Eugênio (Dan Stulbach), o que gera uma enorme confusão e a fuga dela para o Rio de Janeiro com Ruy, que tinha prometido se casar com Cibele (Bruna Linzmeyer). Então, a reviravolta acontece quando a amante é descoberta pela jovem.
– Cibele lida de uma maneira incrível com todas as situações que acontecem com ela. A personagem tem um controle de si mesma, não é emocional. Ela para, olha e vê o que está acontecendo. Não explode em nenhum momento. Isso gera muitos desdobramentos – conta Bruna Linzmeyer.
Após Ritinha fugir, Zeca se muda para o Rio de Janeiro e conhece Jeiza (Paolla Oliveira). Inicialmente, a relação é conflitante, mas eles acabam se apaixonando. Assim, o caminhoneiro, que tem uma mentalidade machista, tem de aprender a conviver com uma mulher que é policial, trabalha no Batalhão de Ações com Cães e ainda sonha se tornar lutadora de MMA.
– Jeiza mostra que a mulher pode tudo. Não tem essa de deixar de fazer algo por causa do gênero. Ela tem vocação para a polícia e para a luta, um jeito espontâneo e caráter exemplar. Não deixa de ser feminina, mas tem atitude – avalia Paolla Oliveira.
Na novela de Glória Perez, dirigida por Rogério Gomes, existem muitas mulheres fortes. Como Bibi (Juliana Paes), que é completamente apaixonada pelo marido, Caio (Emílio Dantas), a ponto de se envolver com o mundo do crime por causa dele. A autora também dará espaço a um assunto que ainda levanta polêmica: a identidade de gênero. Ivana (Carol Duarte) terá uma longa jornada para compreender por que não se identifica com seu corpo de mulher. E isso causará grandes conflitos com a mãe, Joyce (Maria Fernanda Cândido).
– Os temas me escolheram, não fui atrás deles. Acho que estamos vivendo um tempo de embate entre os quereres. Vejo muito isso ao meu redor. São vontades que entram em conflitam e também se harmonizam – conclui Glória Perez.
Quem é quem
Ritinha (Isis Valverde)
Nascida e criada na fictícia Parazinho, desde pequena é fascinada pelas águas do rio. É sedutora, assim como as sereias. Vive a euforia da juventude. Gosta do namorado Zeca (Marco Pigossi), mas deseja experimentar de tudo, conhecer outros lugares, aproveitar o que a vida tem a oferecer. Vai se envolver com Ruy (Fiuk).
Edinalva (Zezé Polessa)
Mãe de Ritinha (Isis Valverde), conta que a teve sozinha dentro de uma canoa e engravidou de um homem-boto. É uma mulher religiosa e correta. Mas, assim como a filha, gosta de aproveitar o que a vida tem de melhor.
Zeca (Marco Pigossi)
É um jovem de sentimentos intensos. Tudo nele é grande e intempestivo: o coração, os gestos e a capacidade de ser tão rude quanto delicado, por exemplo. É filho de Abel (Tonico Pereira), de quem herdou a honestidade, o temperamento forte e o gosto pelas estradas. Louco por Ritinha (Isis Valverde), apaixona-se por Jeiza (Paolla Oliveira) quando se muda para o Rio de Janeiro.
Seu Abel (Tonico Pereira)
É muito religioso e tem uma interpretação muito própria dos ensinamentos bíblicos. Acredita que tudo nesse mundo é vontade de Deus, menos a fraqueza de Zeca por Ritinha (Isis Valverde).
Eugênio Garcia (Dan Stulbach)
Ocupa a diretoria da empresa de alimentos C.Garcia junto com o irmão Eurico (Humberto Martins), mas quer montar um escritório de advocacia. Sério, bonitão e cavalheiro, é o tipo de homem que costuma ser apontado como marido ideal. Casado com Joyce (Maria Fernanda Cândido), é pai de Ruy (Fiuk) e Ivana (Carol Duarte).
Ruy Garcia (Fiuk)
Rapaz alegre, bem-humorado, que vive sem grandes preocupações e está de casamento marcado com Cibele (Bruna Linzmeyer). Até que sua vida vira de cabeça para baixo ao se envolver com Ritinha (Isis Valverde).
Joyce (Maria Fernanda Cândido)
Mulher de Eugênio (Dan Stulbach), mãe de Ruy (Fiuk) e Ivana (Carol Duarte). É uma mulher requintada, que cultua tudo o que diz respeito à beleza e ao universo feminino. Viverá seus maiores conflitos quando Ivana revelar que não se enxerga no corpo de uma mulher.
Ivana (Carol Duarte)
Foi criada para ser a imagem e semelhança de Joyce (Maria Fernanda Cândido), uma mulher extremamente feminina e elegante. Faz o que pode para não decepcionar a mãe, mas não consegue se reconhecer quando se vê no espelho. Iniciará uma jornada para compreender sua identidade de gênero.
Eurico Garcia (Humberto Martins)
Ocupa a diretoria da empresa de alimentos C.Garcia com o irmão Eugênio (Dan Stulbach). É um homem sem paciência para qualquer tipo de coisa que não tenha uma aplicação prática e tem muita dificuldade para lidar com mudanças. É casado com Silvana (Lilia Cabral) e pai de Simone (Juliana Paiva).
Silvana (Lilia Cabral)
Esposa de Eurico (Humberto Martins) e mãe de Simone (Juliana Paiva), vive um bom casamento e tem sucesso no trabalho como arquiteta. Porém, entrará em decadência por conta do vício no jogo, colocando-se muitas vezes em situações de grande risco.
Bibi (Juliana Paes)
É uma mulher dependente da adrenalina da paixão. Para ela, o fogo nunca será suficientemente alto. Abandona o noivo Caio (Rodrigo Lombardi), com quem teria um futuro promissor, para protagonizar a história de amor idealizada por ela com Rubinho (Emílio Dantas), com quem se casa e tem o filho Dedé (Gabriel Almeida Bravo). Mas essa relação a levará a caminhos tortuosos.
Rubinho (Emílio Dantas)
É uma espécie de "lobo em pele de cordeiro". Homem que se mostra romântico e carinhoso e que parece ser comandado pela mulher, mas na verdade a manipula. Ele alimenta a sede de Bibi (Juliana Paes) por emoções extremas e, desse modo, a domina.
Jeiza (Paolla Oliveira)
Policial do Batalhão de Ação com Cães e lutadora de MMA. Começa a namorar Zeca (Marco Pigossi) logo depois que ele se muda para Niterói, no Rio de Janeiro. A personalidade forte, garra e atitude não escondem seu lado sensual e feminino.
Cândida (Gisele Fróes)
Mãe de Jeiza. É namoradeira, está sempre envolvida em situações divertidas com os homens que conhece.
Caio (Rodrigo Lombardi)
Filho de Garcia (Othon Bastos) e irmão de Heleninha (Totia Meireles), é um homem sensível, inteligente, culto e apegado aos valores e princípios morais. Seu grande conflito será continuar amando Bibi (Juliana Paes), mesmo depois de ela escolher o mundo do crime.