Nicholas Negroponte escreveu, em 1995, que no futuro a lógica da grade de TV seria superada e as pessoas poderiam assistir ao que quisessem em seus horários de preferência – "O horário nobre é o meu", disse ele. Demorou pouco para que sua "profecia" se concretizasse. Hoje a tradução do que falava Negroponte está na Netflix. A empresa notabilizou um modelo que vem sendo adotado por várias emissoras do mundo, da TV aberta aos canais pagos.
Na semana que passou, a Netflix apresentou seus dados de 2016, com incríveis US$ 8,3 bilhões de receita global, um crescimento de 35% em relação ao ano anterior. São 93,8 milhões de assinantes em todo o mundo – analistas calculam que no Brasil já sejam em torno de 5 milhões, o que colocaria o país como terceiro maior mercado do serviço, atrás apenas de EUA e Reino Unido. No primeiro trimestre de 2017, a empresa projeta 5,2 milhão novos clientes, sendo 1,5 milhões nos EUA e 3,7 milhões no mercado internacional. Números superlativos em tempos de crise.
Leia mais:
Público é quem ganha na briga entre HBO e Netflix
Nove atrações da TV para ficar ligado em 2017
"3%": o que deu certo e o que não funcionou na primeira série brasileira da Netflix
Em comunicado aos acionistas, a Netflix citou seus principais destaques do ano passado, com a série brasileira 3% (estrelada por Bianca Comparato, na foto acima) entre eles. Enquanto aqui a produção dividiu opiniões, no Exterior, a série foi muito bem avaliada – um dos motivos que levaram à sua renovação.
Há muito espaço para crescimento. Esse potencial é decisivo para a empresa seguir investindo em produções em várias línguas: do português ao japonês. Tudo isso para satisfazer aquilo que Negroponte apontou há mais de 20 anos.
MUDA TUDO
Durou duas semanas o novo horário do Fofocando no SBT. A emissora de Silvio Santos resolveu devolver a atração para as tardes, às 14h45min, a partir da próxima segunda-feira. E essa não será a única modificação: o nome passa a ser Fofocalizando. Dudu Camargo, que vinha fazendo o personagem Homem do Saco, deixa o elenco. Décio Piccinini, ex-jurado dos programas de calouros de Silvio, entra.
VEM AÍ
Erick Jacquin estreia no comando de Pesadelo na Cozinha – versão brazuca de Kitchen Nightmares – na próxima quinta-feira, às 22h30min, na Band. Nesta primeira temporada, 13 restaurantes à beira da falência serão salvos. Caberá ao chef francês encontrar as falhas e as possíveis soluções para que os empreendimentos voltem a dar lucro.
MELHOR DA SEMANA
Reeditar Cidade dos Homens mostrando como estão os personagens Laranjinha e Acerola hoje foi uma grande sacada da Globo. Um dos grandes trunfos da trama foi apostar no realismo e na atualidade das histórias.
PIOR DA SEMANA
Embora com inúmeras qualidades, Dois Irmãos pecou na caracterização dos personagens em seus últimos capítulos. A passagem de tempo só foi percebida em Nael, que adulto foi interpretado por Irandhir Santos.