O GNT é muito mais do que um canal que exibe programas de beleza, moda, decoração e gastronomia. Há muito a emissora vem levando ao ar atrações que têm como premissa apresentar pontos de vista e modos de vida plurais de uma forma natural. Atualmente, a série Liberdade de gênero, do documentarista João Jardim, é o melhor exemplo disso. Desde o episódio inicial, no qual apresentou a história da gaúcha Amanda, ele mostra pessoas que passaram pelo processo de transição de gênero.
Leia mais:
Trans gaúcha lança livro e conta sua história em série do GNT
"Haja coração": último capítulo em dia diferente e Tancinha dividida
"The voice Brasil": última noite de audições tem definição de times e apresentação de Ivete Sangalo
Esse não é o primeiro programa que descortina o desconhecido e ilumina o debate sobre temas, por vezes, polêmicos. O GNT já exibiu Amores livres, que falava sobre relações amorosas que transcendem o matrimônio tradicional; Compulsão, sobre vícios diversos – ambos os títulos também de Jardim –; Histórias de adoção, sobre adoção de crianças; Muitos anos de vida, sobre envelhecimento, e muitos outros.
Mudou
Prevista para 2017, a novela Jogo da memória, que Lícia Manzo preparava para a faixa das 23h, foi adiada pela Globo. E mais: a direção da emissora também definiu que a trama será transformada em minissérie. Em seu lugar, entrará uma obra de Ângela Chaves e Alessandra Poggi.
Nomes como Adriana Esteves, Cássio Gabus Mendes, Jesuíta Barbosa, Irandhir Santos e Sophie Charlotte estavam confirmados e, agora, não sabem se seus personagens serão mantidos.
Pelo visto, a Globo deu um passo atrás em inovação ao não querer arriscar com uma novela que se passaria em três épocas diferentes simultaneamente – ao estilo do filme As horas (2002).
Tradição brasileira
A GfK, empresa de medição de audiência, divulgou dados do consumo de TV aberta e paga em setembro no Brasil. Os números mostram que novela é o formato preferido do público nos turnos tarde e noite, tanto na TV aberta quanto na paga. No horário nobre, foram exibidos 197 capítulos de tramas nas diferentes emissoras. Nessa faixa, depois da novela, o brasileiro assistiu a séries e programas de auditório nos canais abertos e a programas infantis e humorísticos nos pagos.
===============================
MELHOR
Grazi Massafera mostra o seu amadurecimento profissional em A lei do amor. Com toda a expectativa criada após o sucesso de Verdades secretas, em 2015, a atriz está muito segura em cena na pele de Luciane Leitão, uma ex-garota de programa alçada ao posto de milionária.
PIOR
A Band não consegue repetir com X factor Brasil o sucesso de MasterChef. Além dos competidores com qualidade abaixo do que é visto nas edições estrangeiras, o programa ainda precisa lidar com a briga de egos dos jurados – também aquém dos colegas americanos e britânicos.