Ainda que a expectativa fosse alta – muito por conta do elenco recheado de estrelas como Anthony Hopkins, Evan Rachel Wood e Rodrigo Santoro –, Westworld parece ter conquistado o público e a crítica após sua estreia, na noite deste domingo, no canal pago HBO. Em seu primeiro episódio, a série assinada pelo casal Jonathan e Lisa Joy Nolan, com produção de J.J. Abrams (Lost e Star wars: O despertar da força), conquistou boas críticas na imprensa e avaliações positivas em sites especializados.
Leia mais:
Opinião: Velho Chico marcou porque fugiu da pressão por audiência
Com The O.C. e Black mirror, veja os destaques de outubro na Netflix
Dupla gaúcha é a vencedora do programa Batalha dos cozinheiros
Westworld conta a história de um parque criado pelo Dr. Robert Ford (Hopkins) para simular o Velho Oeste norte-americano, repleto de robôs com inteligência artificial. Baseada no filme Westworld – Onde ninguém tem alma, escrito e dirigido por Michael Crichton em 1973, o seriado de ficção científica "é a reunião mais densa de personagens, núcleos de história e mistérios vista desde o primeiro episódio de Game of thrones", avalia o Entertainment Weekly. O jornal New York Times reforça a ideia de que o primeiro episódio conta muito em pouco tempo – para bem e para mal: se, em primeira vista, o episódio é contado de uma maneira agradável e surpreende pelo tamanho do mundo que cria, "o episódio pode receber uma segunda interpretação, assim que você consegue juntar os pedaços de seu cérebro do chão (...): é denso em informação, mas também denso em emoção".
Descontada a empolgação dos fãs nos momentos seguintes a uma estreia, as avaliações em sites de crítica do público foram majoritariamente positivas. No IMDB, principal site de cadastro de filmes e programas de TV, o episódio recebeu uma avaliação média de 9,4, enquanto o Rotten Tomatoes, outro site com perfil parecido, registra um percentual de 81% de aprovação dos espectadores. O Metacritic, site que compila resenhas de diversas fontes, apresenta uma pontuação média de 73/100 para o primeiro episódio, enquanto a avaliação dos espectadores é de 90/100, algo descrito como "aprovação universal" pelo site.