Os apresentadores Marcos Mion, Rodrigo Faro e Roberto Justus fizeram um alerta logo no início do Programa do Porchat: agora, o papo não é mais internet, mas, sim, a busca pela audiência da TV aberta. E parece que Fábio Porchat, sucesso nas redes sociais com o canal Porta dos Fundos, não se intimidou em seu novo (e grande) desafio da carreira. Na noite da última quarta-feira, o comediante estreou na Record mostrando desenvoltura à frente de um talk-show que mesclou entrevistas rasas e muito entretenimento, agradando boa parcela do público que é fã do trabalho do humorista.
Leia também
SBT recorre ao Google para encontrar nova chef do "Hell's kitchen"
Sasha fala sobre fama forçada e relação com Xuxa no "Programa do Porchat"
Logo de início, o quadro que reuniu Mion, Faro e Justos deu o tom da atração: ficção e realidade iriam se misturar ao longo do programa. Uma entrevista-surpresa por telefone com Tatá Werneck quebrou o gelo com a plateia e o público ansioso pelo primeiro convidado. Mas ficou a dúvida: será que Tatá realmente não sabia que a conversa iria ao ar?
Depois, foi a vez de Sasha, filha de Xuxa e Luciano Szafir, dar sua primeira entrevista na TV. Aos 18 anos, a jovem parecia incomodada com a participação. Faltaram perguntas mais incisivas (aquelas que todo mundo quer saber sobre Sasha) e sobraram momentos de descontração – ela chegou a dirigir um Fusca no estúdio.
O último convidado foi o cantor Wesley Safadão. A conversa fluiu tranquilamente, sem grandes percalços, mas o ponto alto foram as brincadeiras. Em um dos desafios, Safadão treinou a pontaria com a bola nos pés tentando acertar em alvos escondidos na plateia. Aliás, a interação natural do apresentador e dos convidados junto ao público presente foi um dos destaques – Porchat já havia prometido que esse seria um dos diferenciais da sua atração.
Outra grata surpresa foi a atuação da banda Pedra Letícia, que parece ter se encaixado na dinâmica da produção, assim como as ótimas esquetes que deram ritmo ao programa. Destaque para a encenação ao lado de youtubers, com a participação de Kéfera, Whindersson e Castanhari – Porchat explicou à "nova geração" o que era um aparelho de televisão.
Como dizem por aí, a primeira impressão é a que fica e, no caso do Programa do Porchat, a estreia mostrou que a atração tem potencial para seguir firme no ar. Agora, resta esperar para ver se o humorista que se consolidou na internet vai ser versátil o suficiente para se transformar em uma referência também na TV aberta.
E se a nova empreitada der errado, provavelmente o infortúnio vai acabar em piada. Pelo menos esse é o tom do vídeo publicado nesta quinta-feira pelo Porta dos Fundos (veja abaixo).