A minissérie gaúcha Notas de amor, da produtora Tempo, chega nesta quinta-feira ao catálogo da Netflix. Idealizado e dirigido pela cineasta Liliana Sulzbach, o projeto tem quatro episódios e presta tributo ao Musical Saracura, grupo que marcou época no Rio Grande do Sul na virada dos anos 1970 para os 1980, com sua lírica fusão de rock e regionalismo.
Os quatro episódios são também uma homenagem a Porto Alegre, que tem sua beleza realçada em cenários e ângulos que escapam do olhar apressado do dia a dia, em especial as regiões banhadas pelo Guaíba.
Leia mais:
Minissérie Notas de amor baseia-se em canções do Musical Saracura
Juarez Fonseca: Saracura de volta, 30 anos depois
Leia mais notícias sobre televisão
Em parceria com os escritores Carol Bensimon e Fabrício Carpinejar, Liliana desenvolveu argumentos em torno de quatro canções do único LP lançado pelo Saracura, em 1982: Nada mais, Flor, Marcou bobeira e Toda moça. Integrantes remanescentes do grupo à época, Nico Nicolaiewsky, Silvio Marques e Fernando Pezão (Flávio Chaminé morreu em 2004) envolveram-se no projeto que teve início em 2013 e que, além da minissérie, previa um documentário sobre o Saracura e a volta da banda aos palcos. Sob o baque da morte de Nico, em 2014, Liliana, Silvio e Pezão levaram a minissérie adiante.
A produção foi exibida pela RBS TV em outubro de 2015.
Os episódios
Nada mais
O jornalista André (Emílio Farias) e a arquiteta Carol (Elisa Brites) são ex-namorados que não deram um ponto final no relacionamento. Ele investiga um misterioso acidente aéreo, e ela trabalha na reforma do apartamento de um casal. A vontade de André em ir para São Paulo cria um impasse no reencontro. Thedy Corrêa canta Nada mais.
Flor
Editor de um jornal, Fernando (Evandro Soldatelli) tenta ser mais presente na vida da filha (Sofia Mazza), que vive com a ex-mulher (Maria Carolina Ribeiro). A menina lhe diz que está indo morar com a mãe no Rio de Janeiro, o que deixa Fernando inconformado pela separação e por não ser consultado. Silvio Marques canta Flor.
Marcou bobeira
João (Pedro de Oliveira) e Helena (Miriã Possani) estão reformando seu apartamento, razão de pequenos conflitos na hora de escolhas e desapegos. Ele é mergulhador e está envolvido nas buscas de um avião que caiu no Guaíba, acidente de grande repercussão por envolver um político. Humberto Gessinger canta Marcou bobeira.
Toda Moça
Teresa (Isadora Pillar) chega de Santa Cruz do Sul para estudar na UFRGS. Para se sustentar, trabalha em um café na Redenção. Em meio à expectativa para conhecer sua companheira de quarto na Casa do Estudante, ela se envolve com um professor (Carlos Busato) com a idade de seu pai. Nina Nicolaiewsky canta Toda moça.