Como um balé narrativo, Justiça traz frescor em sua trama e apresentação. A nova minissérie, que estreou na noite desta segunda-feira na RBS TV, mostrou de cara que será uma produção de qualidade. Manuela Dias, a autora, estruturou sua obra de forma a apresentar uma história independente por capítulo. O primeiro episódio apresentou o caso de Vicente (Jesuíta Barbosa) e Elisa (Debora Bloch). Ele é um playboy inconsequente que, em meio à crise financeira da família, mata a noiva, Isabela (Marina Ruy Barbosa) em um surto de ciúme. Inconformada com a morte da filha, Elisa passa os sete anos em que Vicente está preso, planejando vingança. Prestes a colocar seu plano em ação, no dia em que Vicente está deixando a prisão após sete anos, Elisa descobre que ele agora tem uma família e uma filha pequena, que se chama justamente Isabela.
Leia mais:
Minissérie "Justiça" interliga histórias de vingança e redenção
Antes da estreia, minissérie "Justiça" terá capítulos divulgados na internet
Marina Ruy Barbosa, Cauã Reymond e Adriana Esteves estrelam "Justiça"
Neste primeiro dia, já ficou visível as interligações, mesmo que pequenas com as outras tramas. Vimos que Elisa é patroa de Fátima (Adriana Esteves), protagonista do episódio que vai ao ar nesta terça-feira. Também vimos que Maurício (Cauã Reymond), cuja história será apresentada na sexta, é assistente de contabilidade na empresa do pai de Vicente, Euclydes (Luiz Carlos Vasconcellos), que vai à falência após um golpe dado pelo sócio Antenor (Antonio Calloni), o homem que vai atropelar a mulher de Maurício.
Toda a trama se passa na frenética Recife. E a fotografia e os enquadramentos mostram isso perfeitamente. A direção de José Luiz Villamarim, de Amores roubados, O rebu e O canto da Sereia, coloca a câmera a perseguir os personagens – o que foi aquela cena em alto mar, que nos deixava com a sensação de estar dentro d'água junto com Vicente e Isabela?
Se não é inédita, essa forma de contar a história em Justiça é muito inusual na TV brasileira. Esse imbricamento das tramas que se cruzam mas são independentes, a escolha por focar em um personagem por capítulo, não é algo com o qual o público está acostumado por aqui.
Além disso, essa ação com o Globo Play deixou a escolha sobre como e onde assistir para o telespectador. A primeira semana inteira já está na plataforma de vídeos da Globo e nos próximos, eles sempre serão disponibilizados por volta das 18h do dia de exibição.
Ah, nesta terça-feira não dá para perder o show de Adriana Esteves, que aparecerá muito diferente de seus últimos personagens e, nem de longe, você vai lembrar de Carminha. A atriz vive a doméstica Fátima, moradora de uma periferia rural e empregada de Elisa. Ela acaba matando o cachorro do vizinho, o policial Douglas (Enrique Diaz), após o animal atacar seu filho. Com raiva, ele vai armar a prisão dela por tráfico de drogas. Ela passará sete anos presa e ao sair só pensa em recuperar a família, o marido Waldyr (Angelo Antonio) e os filhos Jesus (Tobias Carrieres) e Mayara (Julia Dalavia).