Com a popularização dos serviços de streaming e vídeo sob demanda – que têm como carro-chefe a Netflix –, plataformas tradicionais de exibição de filmes, como a TV por assinatura, ampliam suas ofertas para fisgar os espectadores e acirrar a concorrência.
O NOW, serviço atrelado à operadora NET, por exemplo, reforçou seu cardápio com dezenas de filmes clássicos não disponíveis na programação regular dos canais. A comodidade de se ter o filme à mão na hora que for mais conveniente conta com preços mais atrativos do que os praticados para os lançamentos – o que alivia o bolso do cinéfilo que já paga a mensalidade da assinatura.
Leia também:
50 filmes que você precisa assistir na Netflix
Saiba como economizar em Netflix, Spotify, Net Now e outros serviços de streaming
Conheça 21 clássicos da cultura pop no século 21
Grandes obras-primas, assinadas por diretores como F.W. Murnau, Fritz Lang, Alfred Hitchcock, Orson Welles e Billy Wilder, entre outros, têm valores entre R$ 3,90 e R$ 5,90. Para ver o menu, procure pela aba cinema/catálogo por gênero/clássicos. Veja alguns:
NOSFERATU (1922)
A versão muda do diretor alemão F.W. Murnau para a história do vampiro Drácula – não nominado por razões de direitos autorais com o livro de Bram Stoker – é um título emblemático do expressionismo e permanece como um das mais impactantes já realizadas.
METRÓPOLIS (1927)
O diretor Fritz Lang apresenta neste trabalho visionário uma sociedade futurista automatizada onde ricos usufruem na superfície do trabalho pesado dos operários que moram e vivem nos subterrâneos.
KING KONG (1933)
Filme que produziu imagens icônicas da história do cinema, como a sequência do gorilão apaixonado no alto do Empire State Building, em Nova York, segurando com uma mão sua musa loira e espanando, com a outra, os teco-tecos que o metralham.
O MORRO DOS VENTOS UIVANTES (1939)
William Wyler dirige Merle Oberon e Laurence Olivier nesta referencial adaptação da tragédia romântica escrita por Emily Brontë – sobre casal, ela rica e ele pobre, que tem sua paixão interrompida pelo preconceito.
FARRAPO HUMANO (1945)
Para muitos, o longa do versátil Billy Wilder, com Ray Milland, é o melhor já feito sobre o drama do alcoolismo. Ganhou quatro Oscar: melhor filme, direção, ator e roteiro.
INTERLÚDIO (1946)
O Rio de Janeiro como base de operações dos nazistas à época da II Guerra é o cenário desta trama de espionagem assinada por Alfred Hitchcok, com Cary Grant e Ingrid Bergman.
MACBETH - REINADO DE SANGUE (1948)
Com poucos recursos financeiros mas muita paixão e talento, Orson Welles realizou toda em estúdio, com sua companhia teatral, esta vigorosa adaptação do texto de William Shakespeare.
DEMÊNCIA 13 (1963)
Francis Ford Coppola fez sua estreia na direção com este filme de terror de baixo orçamento, sobre família que enfrenta uma terrível maldição.
O AMIGO AMERICANO (1977)
Um dos títulos mais reverenciados do diretor Wim Wenders, aqui adaptando o romance policial de Patricia Highsmith.