O termo "nepo baby" voltou a viralizar na semana passada, depois que Sasha Meneghel, filha de Xuxa, admitiu se identificar como uma. A expressão é uma abreviação de “nepotism baby”, que, em tradução literal, significa “bebê do nepotismo”.
No Brasil, nepotismo é utilizado para se referir a pessoas que ocupam cargos públicos e oferecem outros cargos a parentes. No entanto, nos últimos anos, o termo abreviado ficou popular nas redes sociais para se referir a quem desfruta de privilégios oriundos do sucesso dos pais ou parentes, especialmente famosos, como no caso de Sasha.
Porém, a filha de Xuxa não está sozinha na lista dos famosos privilegiados pelo sucesso dos seus pais. A seguir, confira outros "nepo babies" brasileiros e suas famílias:
João Guilherme e Zé Felipe, filhos de Leonardo
O cantor sertanejo Leonardo, que formou dupla com Leandro, tem dois filhos de relacionamentos diferentes que também aparecem nos holofotes: o cantor Zé Felipe, 26 anos, marido da influenciadora Virginia Fonseca, e João Guilherme, 22, ator.
Fernanda Torres, filha de Fernanda Montenegro e Fernando Torres
A atriz Fernanda Torres, 58 anos, filha de Fernanda Montenegro e Fernando Torres, é considerada uma das principais artistas do teatro e das artes no Brasil. Na TV, atuou nas séries de comédia Os Normais (2001) e Tapas e Beijos (2011).
Fiuk e Cléo Pires, filhos de Fábio Jr.
Os atores — e cantores — Fiuk, 33 anos, e Cléo Pires, 41, são filhos do cantor Fábio Júnior. Cléo é fruto do relacionamento do artista com a atriz Gloria Pires, que muitos pensam que também é mãe de Fiuk. Na verdade, a mãe dele é Cristina Karthalian. Em 2021, enquanto ele estava no BBB 21, viralizou um vídeo da atriz, em que ela esclarece que é "apenas mãe de Cléo e de Fiuk não".
Maria Rita, filha de Elis Regina
A cantora Maria Rita, 46 anos, seguiu o legado da mãe, Elis Regina, que morreu em janeiro de 1982, quando a filha tinha quatro anos. Maria Rita hoje é considerada um dos grandes nomes da música brasileira.
Em 2023, a cantora protagonizou uma campanha da Volkswagen, em que cantou com a mãe em um filme publicitário com o uso de Inteligência Artificial (IA). O dueto Como Nossos Pais emocionou o público e gerou muitos comentários nas redes sociais na época.
Wanessa Camargo, filha de Zezé di Camargo
Ao lado de Luciano, Zezé di Camargo tornou-se um dos grandes nomes da música sertaneja no Brasil. Wanessa Camargo, 41 anos, seguiu os passos do pai e iniciou uma carreira musical na adolescência. Com as canções Amor, Amor, Não Resisto a Nós Dois e o Amor Não Deixa, Wanessa ganhou notoriedade pelos hits pop. Neste ano, ela participou do BBB 24, mas foi expulsa depois de descumprir regras do reality.
Sandy e Junior, filhos de Xororó
Os dois filhos de Xororó (da dupla com Chitãozinho) começaram a fazer sucesso muito cedo, quando foram lançados como uma dupla. Sandy, 41 anos, e Junior, 4o, foram dos hits sertanejos até o mundo pop. A dupla se separou em 2007, mas ambos seguiram com carreira solo e continuam apresentando novos trabalhos.
Preta Gil, Bela Gil e os Gilsons, filhas e netos de Gilberto Gil
Ícone da Música Popular Brasileira (MPB), Gilberto Gil tem muitos artistas na família e parece seguir incentivando para seguirem neste caminho. Preta Gil, 49 anos, fruto do relacionamento do artista com Sandra Gadelha, desde cedo passou a se dedicar à carreira musical.
Bela Gil, 36 anos, e José Gil, 32, filhos do cantor com Flora Gil, seguiram na carreira artística, mas em caminhos diferentes. Bela atua como como culinarista e apresentadora, enquanto o irmão formou, ao lado dos sobrinhos Francisco (filho de Preta e Otávio Muller) e João (filho de Nara Gil) o trio Gilsons, que, atualmente, faz bastante sucesso com os hits Pra Gente Acordar, Bateu, Deixa Fluir, entre outros.
Tarcísio Filho, filho de Glória Menezes e Tarcísio Meira
Filho do casal de estrelas da TV Globo nos anos 1970, Tarcísio Filho, ou Tarcisinho, como é comumente chamado, seguiu os passos dos pais atuando em novelas da emissora, como Pantanal (1990), Renascer (1993), Chocolate com Pimenta (2003), A Casa das Sete Mulheres (2003), Senhora do Destino (2004), quando viveu o personagem do pai mais novo, Êta Mundo Bom (2016), entre outras.
Yasmin Brunet, filha de Luíza Brunet
Filha única de Luiza Brunet, Yasmin Brunet, 36 anos, começou a aparecer em frente às câmeras quando ainda era pequena. Ela seguiu os passos da mãe e esteve nas passarelas, além de realizar outros trabalhos como modelo. Recentemente, integrou o elenco do BBB 24 e foi um dos destaques da edição, por ser muito aguardada entre os internautas, mas não figurou entre os finalistas.
Gabriela Duarte, filha de Regina Duarte
Filha da atriz Regina Duarte, conhecida por muito tempo como a "namoradinha do Brasil', Gabriela Duarte também seguiu os passos da mãe e se lançou na carreira artística, trabalhando em novelas e filmes. As duas atuaram por mais de uma vez como a versão mais jovem e mais velha das mesmas personagens. Juntas, protagonizaram a novela Por Amor (1997). No folhetim de Manoel Carlos, viveram mãe e filha, em uma história cheia de segredos.
Bruno Mazzeo, Lug de Paula e Nizo Neto, filhos de Chico Anysio
Bruno Mazzeo, Lug de Paula e Nizo Neto, assim como o pai, Chico Anysio, também se dedicaram à atuação. Lug de Paula e Nizo Neto atuaram ao lado do pai na Escolinha do Professor Raimundo, nos papéis de Seu Boneco e Seu Ptolomeu, respectivamente. Bruno Mazzeo, por sua vez, atuou na nova versão do seriado, em 2015, como o próprio Professor Raimundo. Além disso, André Lucas, mais um dos filhos de Anysio, também trabalha como humorista.
Cazuza, filho de João de Araújo
O empresário e produtor musical João de Araújo, empresário brasileiro e responsável pela fundação da gravadora Som Livre, em 1969, foi o responsável por lançar artistas de renome da música brasileira, como Xuxa, Djavan, Guilherme Arantes, sua esposa, Lucinha Araújo, e seu próprio filho, Cazuza.