Os geeks gaúchos já têm destino definido para este fim de semana: a ComicCon RS (CCRS) ocorre neste sábado (3) e domingo (4), das 11h às 20h, na Universidade La Salle (Av. Victor Barreto, 2.288), em Canoas. Nesta 11ª edição, o público vai encontrar na programação atrações variadas, contemplando os amantes das mais distintas áreas da cultura pop. Os ingressos podem ser encontrados no site oficial e também na hora, na bilheteria do local.
Mais uma vez, o evento terá como seu carro-chefe os quadrinhos, dando espaço para artistas consolidados e também para jovens talentos. Todos eles se encontrarão na Artist's Alley — no total, são mais de 90 nomes confirmados, que vão expor os seus trabalhos e compartilhar suas experiências com o público visitante.
A CCRS deste ano aposta em abraçar cada vez mais a cultura pop no geral, conquistando mais visitantes e criando uma enorme teia de geeks e, por isso, contemplará diversas esferas da "nerdice". Assim, a grande atração do evento será o consagrado dublador carioca Manolo Rey, que dá voz a personagens icônicos como Sonic, o Homem-Aranha de Tobey Maguire, Will Smith em Um Maluco no Pedaço, Marty McFly no filme De Volta para o Futuro e, mais recentemente, Luigi da animação de sucesso Super Mario Bros.
— A gente não trazia um dublador desde 2011. Por isso, a ideia era trazer um dos grandes e um nome inédito no Rio Grande do Sul. Assim, convidamos o Manolo Rey, que fez parte da nossa infância e também está fazendo parte desta nova geração, dando voz ao Sonic e ao Luigi, por exemplo. O cara é uma lenda da dublagem — enfatiza o criador da CCRS, o jornalista Émerson Vasconcelos.
Outro destaque da programação é Luiza de Souza, quadrinista do Rio Grande do Norte conhecida como Ilustralu. Ela é autora de Arlind, webcomic que se tornou fenômeno na internet, virou livro, venceu o prêmio CCXP Awards 2022 de quadrinho do ano e que agora também vai ser transformada em animação. Outro aguardado convidado é Leonardo Romero, desenhista de publicações da Marvel, como Capitão América, Doutor Estranho e Gaviã Arqueira, pela qual foi indicado ao Prêmio Eisner.
Maior
A CCRS deste ano também vai abordar, em seus painéis, os 30 anos da morte do Superman e as três décadas de Power Rangers, série que ainda contará com uma exposição temática de capacetes e colecionáveis. Outra novidade do evento é abraçar a febre das produções de true crime, que serão tema de debate para explicar o fascínio do público pelos crimes reais. Ainda terão espaço uma atividade interativa de RPG, desfile infantil e um concurso de k-pop, com premiações.
Durante os dois dias, a estrutura da Universidade La Salle será tomada por estandes de lojas geeks, locais para sessões de fotos e autógrafos, food trucks, desfiles de cosplayers e espaços "instagramáveis", com temas como Sonic, Homem de Ferro, O Estranho Mundo de Jack, Wandinha e E.T. – O Extraterrestre. E para quem gosta de bagunça, ainda voltará a atividade de torta na cara, uma disputa de conhecimentos que, para quem errar, como o nome diz, o castigo será levar uma tortada.
Mais abrangente e tentando emular o formato da CCXP, de São Paulo — guardadas as devidas proporções —, a CCRS retorna para buscar o seu próprio recorde de público de anos atrás. Segundo Vasconcelos, em 2017 e em 2018, o evento bateu os 5 mil participantes. Agora, o idealizador da convenção quer, pelo menos, encostar nestes números — em 2022, quase aconteceu: foram 4,7 mil pessoas. Por isso, a organização correu para deixar tudo pronto dentro de um prazo bem menor:
— Desta vez, a gente não teve um ano entre uma e outra. Estão sendo só nove meses. Porque a do ano passado foi em setembro, por conta da pandemia, e, agora, a gente está fazendo de novo em junho. Foi muita correria, muita loucura para entregar para o público tudo da melhor forma possível, com inovação e novidades. Eu não sabia se o evento ia continuar após a pandemia e, com o bom retorno no ano passado, acredito que a gente está muito melhor do que eu imaginava para este momento. A empolgação está alta.
ComicCon RS
- Neste sábado (3) e domingo (4), das 11h às 20h, na Universidade La Salle (Av. Victor Barreto, 2.288 - Centro), em Canoas.
- Ingressos em terceiro lote a partir de R$ 60 (inteiro) para um dia ou R$ 95 (inteiro) para os dois dias
- Pontos de venda: na Universidade La Salle, no dia do evento, além do site da CCRS: comicconrs.com.br