Abrindo a temporada de premiações de 2023, o Globo de Ouro ocorre nesta terça-feira (10). A cerimônia é promovida pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, que elege os melhores filmes e programas de TV do ano passado.
Sob o comando do comediante Jerrod Carmichael, o evento terá Jenna Ortega (Wandinha), Jennifer Coolidge (White Lotus) e Letitia Wright (Pantera Negra: Wakanda Para Sempre) no time de apresentadores.
A seguir, GZH reúne tudo o que se sabe sobre o Globo de Ouro 2023:
Onde assistir ao Globo de Ouro?
A 80ª edição marca o retorno da transmissão do Globo de Ouro na TV aberta. Em 2022, o evento não foi exibido pela rede americana NBC, após acusações de manipulação de votos e falta de diversidade racial entre os votantes. Em resposta, a Associação anunciou um novo corpo de integrantes, agora representado por 62 países e composto por 52% de mulheres.
No Brasil, porém, a cerimônia não terá transmissão pela TV. A TNT, canal por assinatura que cobria o prêmio nos últimos anos, decidiu não comprar os diretos de transmissão para 2023.
O canal E!, porém, seguirá transmitindo o tapete vermelho, entrevistando atores e personalidades em geral do cinema. Mas a cobertura, que se inicia às 20h, é interrompida logo no início da cerimônia, conforme ocorreu em tempos mais recentes.
Dessa forma, o jeito, por aqui, será ficar de olho nas redes sociais do prêmio para ir conhecendo os vencedores. As categorias costumam ser anunciadas pelo Twitter.
Quem são os indicados ao Globo de Ouro?
Divulgada em 12 de dezembro, a lista de indicados inclui o filme Os Banshees de Inisherin, que recebeu oito indicações, e Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, com seis categorias.
Nas categorias de prêmios para TV, destaque para Abbott Elementary, com cinco indicações, e The Crown, Dahmer: Um Canibal Americano, Only Murders in the Building, Pam & Tommy e White Lotus, com quatro indicações cada.