E o troféu vai para... Tradicionalmente, a temporada de premiações do ano tem o seu pontapé inicial dado pelo Globo de Ouro, distinção dada pela Hollywood Foreign Press Association (HFPA) aos melhores filmes e séries dos últimos 12 meses. E, em 2023, o evento promete recuperar a sua relevância.
Em 2021, a associação que organiza o evento sofreu um "rebaixamento", enfrentando uma crise sem precedentes após acusações de corrupção, sexismo e falta de diversidade entre os votantes. A premiação, inclusive, deixou de ser transmitida pela televisão em 2022.
Mas, depois de um movimento para tentar restaurar sua imagem, o Globo de Ouro está conseguindo voltar ao seu prestígio de antes. A cerimônia, agora, voltará a ser transmitida pela NBC, nos Estados Unidos (no Brasil, não haverá transmissão oficial), e já conta com diversas estrelas confirmadas — inclusive, o premiado Quentin Tarantino será um dos nomes que entregará um prêmio.
O evento de entrega dos troféus, que terá apresentação do comediante Jerrod Carmichael, está marcado para esta terça-feira (10), em Los Angeles. Ou seja, o tempo é curto para assistir a todos os indicados. Mas, para quem quiser ficar de olho para iniciar a maratona após o resultado, GZH separou uma lista com os principais nomeados e onde assisti-los. E a boa notícia é que boa parte já está disponível no Brasil.
Onde assistir aos principais indicados ao Globo de Ouro
Melhor Filme - Drama
Na categoria, dois filmes estão disponíveis para serem vistos em casa: Elvis e Top Gun: Maverick — este último, sendo a maior bilheteria de 2022. Já Avatar: O Caminho da Água está em exibição nos cinemas, podendo ser assistido em IMAX 3D, sendo este o melhor formato para se ter uma grande experiência cinematográfica. Os outros dois, Os Fabelmans e Tár já estão com datas de lançamento garantidas, mas apenas depois da entrega do primeiro grande prêmio do ano.
- Avatar: O Caminho da Água - Em exibição nos cinemas
- Elvis - Disponível na HBO Max
- Os Fabelmans - Estreia nos cinemas em 12 de janeiro
- Tár - Estreia nos cinemas em 26 de janeiro
- Top Gun: Maverick - Disponível no Paramount+
Melhor Filme - Comédia/Musical
Glass Onion: Um Mistério Knives Out e Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo podem ser conferidos na televisão — o segundo, porém, apenas por meio de locação digital. Os outros três títulos chegam aos cinemas entre janeiro e março, mas todos depois do Globo de Ouro.
- Babilônia - Estreia nos cinemas em 19 de janeiro
- Os Banshees de Inisherin - Estreia nos cinemas em 2 de fevereiro
- Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo - Disponível para aluguel no YouTube, na Amazon Prime Video e na Apple TV
- Glass Onion: Um Mistério Knives Out - Disponível na Netflix
- Triângulo da Tristeza – Estreia nos cinemas em 2 de março
Melhor Filme - Língua Não-Inglesa
Com a maioria dos títulos já disponíveis em serviços de streaming ou nos cinemas, esta é uma categoria em que o espectador poderá ir com bastante conhecimento de causa para o Globo de Ouro. O único que não pôde ser visto a tempo para a premiação foi o belga Close, que estreia apenas em março.
- RRR (Índia) - Disponível na Netflix
- Nada de Novo no Front (Alemanha) - Disponível na Netflix
- Argentina, 1985 (Argentina) - Disponível no Amazon Prime Video
- Close (Bélgica) - Estreia nos cinemas em 2 de março
- Decisão de Partir (Coreia do Sul) - Em exibição nos cinemas
Melhor Animação
Os concorrentes da categoria ou já podem ser vistos ou sequer possuem uma data de estreia no Brasil — como é o caso de Inu-Oh e de Marcel the Shell With Shoes On. Porém, Pinóquio e Red: Crescer é uma Fera estão nos streamings, enquanto Gato de Botas 2: O Último Pedido está em exibição nas telonas nacionais.
- Pinóquio - Disponível na Netflix
- Inu-Oh - Sem previsão de estreia no Brasil
- Marcel the Shell With Shoes On - Sem previsão de estreia no Brasil
- Gato de Botas 2: O Último Pedido – Em exibição nos cinemas
- Red: Crescer é uma Fera - Disponível no Disney+
Melhor Série - Drama
A Netflix domina a categoria, emplacando três das cinco séries indicadas. Curiosamente, as produções do serviço de streaming ou foram finalizadas em 2022 — Better Call Saul e Ozark — ou estão avançadas em suas temporadas — The Crown —, enquanto as concorrentes são as estreantes A Casa do Dragão e Ruptura.
- Better Call Saul - Disponível na Netflix
- The Crown - Disponível na Netflix
- A Casa do Dragão - Disponível na HBO Max
- Ozark - Disponível na Netflix
- Ruptura - Disponível na Apple TV+
Melhor Série - Comédia/Musical
Três das cinco séries que concorrem ao prêmio estão disponíveis no Brasil no Star+, incluindo uma que está entre as favoritas do ano: O Urso. Já a Netflix emplacou Wandinha, fenômeno de popularidade do ano que passou. Hacks, da HBO Max, venceu a categoria do ano passado e tenta repetir o feito este ano.
- Abbott Elementary - Disponível no Star+
- O Urso - Disponível no Star+
- Hacks - Disponível na HBO Max
- Only Murderes in the Building - Disponível no Star+
- Wandinha - Disponível na Netflix
Melhor Minissérie, Antologia ou Filme Para TV
Em quesito popularidade, Dahmer: Um Canibal Americano se destaca, sendo um dos títulos mais assistidos do catálogo da Netflix. Porém, a categoria vem com nomes fortes e a disputa será acirrada. Por sorte, todos os títulos já podem ser assistidos no Brasil.
- Black Bird - Disponível na Apple TV+
- Dahmer: Um Canibal Americano - Disponível na Netflix
- The Dropout - Disponível no Star+
- Pam & Tommy - Disponível no Star+
- The White Lotus - Disponível na HBO Max