O final de semana vai ser animado no Bar Ocidente. Na sexta-feira (3), o espaço abre as suas portas para o projeto Espaçonave, que passa a marcar presença no local semanalmente com atrações teatrais e musicais. Já no sábado (4), um dos eventos mais tradicionais do estabelecimento comemora duas décadas de existência: a festa Balonê.
Os eventos ocorrem dentro dos protocolos de segurança para evitar a propagação do coronavírus. As duas atividades contarão com quantidade limitada de público e todos deverão permanecer sentados durante a noite. A circulação no ambiente será permitida apenas para a compra de bebidas e idas ao banheiro, com a obrigatoriedade do uso da máscara no percurso. Além disso, todas as janelas da casa estarão abertas e com recipientes com álcool gel espalhados pelo local.
Dentro do cenário de crise causado pela pandemia, o proprietário do Ocidente, Fiapo Barth, comemora que a casa volte a receber tanto novos projetos quanto possa dar continuidade a iniciativas já tradicionais.
— Essa é a vida do Ocidente. Não posso comparar os problemas de agora com os de antes, mas dos nossos 40 anos, em 20, pelo menos, enfrentamos dificuldades, como ameaça de ser fechados e mesmo assim sempre começamos com projetos novos ao mesmo tempo em que carregávamos juntos os nossos clientes de sempre — destaca Fiapo.
Espaçonave
Acolhido pelo Ocidente, o novo projeto da Cia. Teatrofídico, Espaçonave, assume as sextas-feiras do bar. O espaço receberá atrações teatrais e/ou musicais que buscam promover uma experiência sensorial para o público. A programação inicial inclui nomes da cena LGBT+ de Porto Alegre, como Valéria Barcellos com o show teatralizado Maremoto, que comandará os primeiros espetáculos.
Com direção de Renato Del Campão, a apresentação, que se inicia às 21h, já está confirmada também para os dias 10 e 17 de setembro. Após o último show de Valéria, o espetáculo será disponibilizado em formato digital. O musical é "ins(pirado)" no texto O Marinheiro, escrito em 1913 por Fernando Pessoa. No repertório, canções que reforçam o imaginário do poeta português, sua ligação com o mar, a saudade e o lado sombrio do físico e da alma. Os ingressos podem ser comprados pelo site.
Segundo Fiapo, ele sempre teve a intenção de ter apresentações teatrais no local e, após a duplicação da área do bar, a ideia era de dar início a esse antigo desejo. Porém, a pandemia atrapalhou os planos do empresário. Agora, decidiu abrir as portas de seu empreendimento para que o Espaçonave aterrissasse por lá.
— Até liberarem as casas noturnas com pista de dança, o projeto fica nas sextas-feiras. Depois, a gente renegocia o dia. Mas uma coisa é certa: ele veio para ficar de vez no Ocidente — afirma.
20 anos de Balonê
Uma das baladas mais clássicas da noite porto-alegrense não vai deixar passar em branco as suas duas décadas de vida, mesmo que o formato não seja o tradicional. A partir das 19h deste sábado — retomando o hábito de festejar no primeiro do mês —, a celebração ocorre no formato bar, com mesas distribuídas na pista. O encontro será embalado pelos DJs JZK, Roger Lerina e Tais Scherer, tocando as músicas que fazem parte da história da festa.
Sobre a comemoração, Fiapo destaca que o formato sem a pista de dança liberada deverá mexer com os sentimentos dos clientes. Porém, ele acredita que, pela faixa etária mais alta dos frequentadores, a festa deverá ocorrer com maior normalidade. Mesmo assim, confessa que será "estranho" ver todo mundo sentado durante a celebração.
Os ingressos podem ser adquiridos neste site. O Bar Ocidente fica na Avenida Osvaldo Aranha, 960, no bairro Bom Fim, em Porto Alegre.