Para um mandato que será breve e com problemas urgentes a serem resolvidos, os delegados do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) optaram, nas eleições deste sábado (26) pela experiência. O vencedor das eleições para a presidência do movimento até o final do ano será Manoelito Savaris, que já foi presidente do MTG por sete anos em três diferentes períodos.
Ele liderava a Chapa 2 - Pelos Laços da Tradição, que recebeu 626 votos. Os segundo e terceiro colocados foram Silvania Affonso, da Chapa 3 - Um Novo Sentido para o Tradicionalismo, com 367 votos, e Fabiano Vencato, da Chapa 1 - Juntos Somos Mais MTG, que obteve 272 votos. O processo eleitoral foi realizado nas 30 regiões do MTG e envolveu 1.270 delegados. O resultado foi anunciado em uma live nas redes sociais do movimento (abaixo) e deve ser consagrado em uma reunião do conselho diretor do MTG, ainda na noite de sábado.
A eleição desse ano, que deveria ocorrer até o final de fevereiro, não foi realizada primeiramente em razão da bandeira preta, conforme o sistema de distanciamento controlado do governo do Estado que vigorou até maio. Depois, em 30 de março, o MTG também anunciou nova suspensão do pleito em razão de uma ação do MP que investiga as contas do MTG e da Fundação Cultural Gaúcha. Na ocasião, as residências de Manoelito estiveram entre os alvos de busca da Polícia Civil.
Em razão dos contratempos, o mandato da nova diretoria será da próxima segunda-feira (28) até no máximo 28 de fevereiro de 2022, somando oito meses. Conforme Manoelito, uma urgência se impõe neste período:
– A retomada das atividades dos CTGs e dos quadros sociais das entidades tradicionalistas. O tradicionalismo vive dos seus quadros sociais, e nós já estamos parados há um ano e meio – declara o novo presidente.
A nova gestão também ingressará no debate sobre a realização ou não do Acampamento Farroupilha neste ano. Conforme a atual diretoria, a decisão caberá à nova empresa que venceu a concessão do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho e à Comissão Municipal dos Festejos Farroupilha, da qual o MTG é uma das entidades consultadas. Em 2020, o evento foi cancelado em razão da pandemia de covid-19.