Ospa reencontra seu público
Após 15 meses sem receber o público, a Casa da Ospa reabrirá suas portas neste sábado, às 17h, em Porto Alegre. Sob regência de Evandro Matté, o concerto incluirá obras de Dmitri Shostakovich e Franz Schubert.
Desde o início da pandemia, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) vinha transmitindo apresentações sem público pela internet. A temporada de 2021, que começou em maio, contou até agora com concertos em formato de câmara (com número reduzido de músicos). Agora, a formação será orquestral.
— Estaremos com uma orquestra na casa de 45 músicos — explica Matté, que, além de regente, é diretor artístico da Ospa. — Nossa expectativa não é só de poder ter de novo alguma aproximação com o nosso público, de uma forma muito gradativa. Além disso, estaremos pela primeira vez retornando com a orquestra neste ano, em tamanho compatível com o programa que estamos executando.
No concerto, a Ospa irá retomar o programa que estava previsto para a abertura da temporada, mas precisou ser adiado por conta da pandemia. A apresentação começará com o Concerto para Piano nº 1 em Dó Menor, Op. 35, do compositor russo Dmitri Shostakovich, tendo a pianista convidada Catarina Domenici e o trompetista da Ospa Elieser Fernandes Ribeiro como solistas.
Protocolos
Em seguida, a orquestra interpretará a Sinfonia nº 5 em Si Bemol Maior, D. 485, do austríaco Franz Schubert. De acordo com Matté, o repertório foi pensado para se adequar às necessidades de distanciamento e higiene que o momento requer.
— Estamos trabalhando com um repertório que não utilize uma grande quantidade de instrumentos de sopro e metais. A ideia é gradativamente ir ampliando o tamanho da orquestra, se o momento permitir. De qualquer forma, temos todo um sistema de placas de acrílico de proteção. Temos distanciamento no palco.
Seguindo as orientações do governo do Estado, o evento contará com ocupação reduzida. A Casa da Ospa terá 15% de sua capacidade total de público, com distanciamento entre as poltronas, uso obrigatório de máscara, medição de temperatura na chegada e disponibilização de álcool gel aos visitantes.
A entrada será gratuita, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível. A retirada poderá ser realizada na Casa da Ospa, que fica no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Av. Borges de Medeiros, 1.501) no sábado, das 9h até o horário do concerto, com limite de dois bilhetes por pessoa. A Ospa informará em seus canais no Facebook e no Instagram quando os ingressos estiverem esgotados.
De acordo com o maestro, a ideia é que a temporada siga recebendo o público, que será ampliado gradativamente conforme a melhora da pandemia. Também será possível acompanhar os concertos de casa: a Ospa seguirá realizando a transmissão gratuita e ao vivo das apresentações todos os sábados, às 17h, por meio de seu canal no YouTube e da plataforma #CulturaEmCasa.
Sons da cultura urbana
O projeto Cultura Urbana, Música e Arte lança sua primeira edição neste sábado, às 20h, com Serginho Moah, Duda Calvin e Tonho Crocco fazendo releituras de seus sucessos. Sob direção artística e musical de Duda Gomes, participam músicos de diferentes estilos, entre eles os da Orquestra de Câmara da Ulbra, regida por Tiago Flores.
Além do show, o evento destaca as manobras de Douglas Molocope no skate, o grafite do artista Trampo e a Nest Panos Dança de Rua. Gravado no dia 30 de maio, o evento estará disponível no YouTube e nas redes sociais do projeto.
Show da Dingo Bells
Os gaúchos da Dingo Bells são a atração deste sábado no Palco Virtual do Itaú Cultural. Formada por Rodrigo Fischmann, Diogo Brochmann, Felipe Kautz e Fabricio Gambogi, a banda de pop rock vai apresentar, pela plataforma Zoom, faixas dos discos Maravilhas da Vida Moderna (2015) e Todo Mundo Vai Mudar (2018).
O show começa às 20h, com ingressos gratuitos disponíveis pelo Sympla, limitados a 300 lugares. No domingo, às 19h, o Palco Virtual traz o Duo Gisbranco, com os pianos e as vozes de Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco.
Sete anos de CHC Santa Casa
O Centro Histórico-Cultural Santa Casa, em Porto Alegre, comemora sete anos neste sábado com uma programação para todas as idades. Uma atração online e gratuita é o espetáculo de stand-up Quase Aleatório, a partir das 20h, no canal do CHC Santa Casa no YouTube, com os comediantes Erick Clepton, Juliano Coração e Lucas Sampaio. A programação completa, que começa às 10h, pode ser conferida neste site.
Passeio na Cidade Baixa
Devido à pandemia, o MEME Estação Cultural adaptou o projeto Rua da Criança para o formato drive-thru. O passeio lúdico será neste sábado, das 16h às 18h, na Rua Lopo Gonçalves (trecho entre Lima e Silva e José do Patrocínio).
O percurso estará decorado com fitas, bonecas, dobraduras e homenagens aos que partiram devido à covid-19. Para evitar aglomerações, recomenda-se ir de carro, bicicleta ou a pé, mas não permanecer no local.