A lista preliminar com os aprovados no edital Trajetórias Culturais — mestra Sirley Amaro foi republicada no domingo (16), com o acréscimo de informações por parte do Instituto Trocando Ideia, executor do edital. Conforme apurado por GZH junto à Secretaria da Cultura do RS (Sedac), o resultado dos contemplados foi analisado após uma série de reclamações recebidas em relação à divulgação da relação preliminar, pela segunda vez, no último dia 7. A lista completa com os nomes dos agraciados pode ser conferida no site oficial do projeto, que é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc.
Na nova divulgação dos 5,8 mil candidatos — sendo 1,5 mil preliminarmente classificados — à premiação, cujo objetivo é reconhecer “os fazedores dos diversos segmentos culturais que transformam a vida com a sua arte e cultura nas diferentes comunidades do Estado”, foram incluídas as informações solicitadas pela Sedac em 10 de maio. No requerimento, o órgão pediu detalhes sobre os municípios dos candidatos e sobre as cotas nas quais se inscreveram.
— Pedimos para a entidade parceira mais informações para uma nova publicação. Foi solicitado o município da pessoa e a cota, com o objetivo de aumentar o controle social, dando a possibilidade dos moradores de cada cidade entenderem o que está acontecendo e verificarem melhor a situação. Para nós, isso é muito importante. A entidade, então, publicou essa lista no domingo, contemplando essas informações — enfatiza à GZH Rafael Balle, diretor do Departamento de Fomento da Secretaria da Cultura.
Agora, os candidatos terão prazo de cinco dias, desta segunda (17) até sexta-feira (21), para apresentarem recursos, exclusivamente pelo site do prêmio, caso entendam que há alguma inconformidade com a sua classificação. Balle afirma que a Sedac atuará mais fortemente junto ao Instituto Trocando Ideia, para ajudar no recebimento dos recursos, além de promover fiscalização por amostragem e, também, na apuração das denúncias, que podem ser feitas pelo e-mail denuncia.trajetoriasculturaisrs@gmail.com.
Esta é a terceira vez que a lista de classificados é divulgada. O primeiro resultado preliminar foi cancelado depois de a organização sofrer críticas por deixar de fora artistas expressivos, como Nei Lisboa, Santiago, Frank Jorge, Luiz Carlos Borges, Luis Vagner, Tonho Crocco e Fughetti Luz. Outras orientações e dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail premiotrajetoriaculturalrs@gmail.com.