O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o músico Bruce Springsteen lançaram nesta segunda-feira (22) o podcast Renegades: Born in the USA, em referência ao lendário álbum de Springsteen. Nos dois episódios já disponíveis no Spotify, a dupla conversa sobre masculinidade, família e música.
— Superficialmente, Bruce e eu não temos muito em comum — diz Obama no teaser da produção, divulgado em suas redes sociais. — Ele é um cara branco de uma pequena cidade em Nova Jersey. Sou um cara negro, mestiço, nascido no Havaí. Ele é um ícone do rock. Eu... não sou tão legal assim.
Os dois se conheceram durante a campanha presidencial de Obama em 2008 e se tornaram amigos desde então. No ano passado, eles se encontraram por alguns dias em Nova Jersey para gravar o programa, que é uma reflexão sobre a situação nos Estados Unidos e as possíveis formas de unir um país dividido.
— O que descobrimos durante essas conversas é que ainda compartilhamos uma crença fundamental no ideal americano, não como um sentimento de nostalgia, mas como uma bússola para o trabalho árduo que temos pela frente — afirmou o ex-presidente. — Encontramos algumas respostas, aprendemos umas coisas, rimos e tomamos alguns drinques.
O projeto, que terá oito episódios, é o segundo de podcast da Higher Ground, produtora lançada por Obama e sua mulher, Michelle, depois de deixarem a Casa Branca. O Spotify fechou um acordo de podcast com os Obama e a Higher Ground em 2019.