O espelho d'água do Parque da Redenção, em Porto Alegre, acaba de receber uma intervenção artística especial em alusão ao Dia das Crianças, comemorado nesta segunda-feira (12). É o projeto O Barquinho, que recria em grandes dimensões um barco de papel, daqueles montados pelos pequenos na infância.
O barquinho tomou as águas do parque pouco antes das 8h deste domingo (11). A instalação poderá ser vista até o próximo dia 18 — no dia 17, haverá um ponto de coleta para doações de brinquedos, das 11h às 17h.
A obra foi criada em 2019, quando foi instalada no Largo dos Açorianos. A estrutura é composta por tubos de PVC e conectores metálicos. A camada externa tem folhas de jornais impermeabilizado com verniz acrílico.
O responsável pela obra é o artista visual Roberto Freitas. Para ele, existe risco de depredação do trabalho, mas vale a pena dar um voto de confiança à comunidade:
— Estamos em diálogo com a Guarda Municipal, pois sabemos que este é um ponto de depredação. Basta observar a situação de vários monumentos do entorno. Mas, tudo que acontecer com o barco é um espelho das relações da nossa cidade.
Freitas aponta que a interpretação sobre o barco é aberta para cada cidadão.
— As pessoas muitas vezes olham uma obra e perguntam o que quer dizer. Mas cada um cria seu significado. No nosso caso, pode ter essa ligação com o lúdico, da criança, mas também pode apontar a importância do cuidado com as águas. Porto Alegre é uma cidade portuária, no entanto, são poucos os monumentos que se relacionam com suas águas — afirma.