Após ser internada com problemas respiratórios, na quarta-feira (9), no Complexo Hospital dos Servidores, em Santos (SP), Vanusa foi transferida para a UTI diante de um quadro de pressão arterial baixa e saturação baixa de oxigênio. A cantora de 72 anos está com suporte de oxigênio, embora não esteja entubada. As informações foram divulgadas pela assessoria da artista.
Vanusa sofre com um quadro de saúde degenerativo em decorrência do Alzheimer há alguns anos. Em 2018, ela foi internada em uma clínica de reabilitação para tratar uma depressão.
O filho da cantora, Rafael Vannucci, desabafou sobre o estado de saúde de sua mãe na quinta-feira (10). Segundo o portal G1, o produtor afirmou que a artista sofre de demência e que a família tentou manter enfermeiros em casa para cuidar dela, mas precisou levá-la para uma clínica.
— A demência no idoso é uma coisa normal, que acontece (...) É uma doença muito difícil. A família que passa por ela sabe dizer o que é isso. Conhecer uma mulher, uma guerreira, uma artista, que sempre lutou pelos direitos das mulheres, do público que amava ela, uma mulher que sempre foi feminista. Não é fácil ver ela definhar em uma cama — desabafou.