O 35º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), o evento de maior destaque no calendário tradicionalista do Rio Grande do Sul, não deve ocorrer em 2020 devido à pandemia de coronavírus. A decisão foi anunciada por Valmir Böhmer, vice-presidente artístico do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado (MTG-RS).
Esta é a primeira vez que o evento é cancelado desde sua primeira edição, em 1986. Segundo o vice-presidente, a inexistência de uma vacina e a incerteza quanto à imunidade de quem já contraiu a covid-19 embasam a decisão.
O tema está sendo discutido com coordenadores regionais e com o Conselho Diretor do MTG. Outros eventos com aglomerações, como o Festival Gaúcho de Dança (Fegadan), também não devem ocorrer neste ano.
Há 34 anos, o Enart promove competições de música, dança e literatura regional. O evento também abre espaço para artistas amadores. Desde 1997, o festival é celebrado em Santa Cruz do Sul.
No ano passado, o Enart reuniu 40 mil pessoas e teve 4 mil competidores. O grande vencedor foi o CTG Tiarayú, de Porto Alegre (1ª RT), primeiro lugar na modalidade considerada principal, a Danças Tradicionais Força A.