O que era para ser um ano de comemoração, acabou em pizza. A dupla Claus e Vanessa, que completam 20 anos de carreira em 2020, estavam preparando uma turnê de retorno atendendo a muitos pedidos dos fãs nas redes sociais. Após um período nos Estados Unidos, os músicos gaúchos viram suas reservas financeiras diminuírem com a pandemia. Assim, um projeto que estava previsto para o futuro foi antecipado: a Pizza da Dupla by Claus e Vanessa.
O cronograma de apresentações, garantido até o fim do ano, foi inteiramente adiado. Mesmo sem um conhecimento aprofundado do ramo, Claus deu início ao negócio de massas. O cancelamento de um show no Saint Patrick’s Day, em 17 de março, que seria o retorno oficial à música local, foi o sinal de que as coisas precisavam mudar de rumo rapidamente.
— Fomos fazendo os testes meio que direto com o cliente, nos primeiros dias vimos pizza saindo errada, faltava motoboy para entregar… Fomos aprendendo na prática — conta Claus, que tem feito uma média de 30 pizzas por noite.
Com divulgação e venda somente pelo Instagram – aplicativos de comida estão em segundo plano –, a Pizza da Dupla já está conseguindo se pagar. O investimento inicial saiu do fim da reserva do casal, que contou com a consultoria – na amizade – do "Homem Pizza" e do colega de banda, o baterista Thiago Tomazzoni, que também tem um restaurante de esfirras.
— Pizza sempre foi algo que me fascinou e me chamou muito a atenção quando morava nos EUA. A ajuda do Homem Pizza e do Thiago foi essencial, mandam bem em seus negócios e mostram que o mercado é amplo para todos — acredita Claus.
O músico reconhece que seu caso é privilegiado entre os artistas que estão sofrendo muito, e diz que uma ajuda do governo seria fundamental nesse momento.
— A gente tem uma estrutura, sempre organizamos tudo com calma, e damos um jeito aqui e ali. Me preocupa, sim, a galera que vivia tocando em barzinho. Poderia ter mais ações para quem mais precisa — sentencia.
Após tudo isso passar e o mundo receber Gael – Vanessa está prestes a dar à luz -, a dupla pretende voltar a se apresentar e valorizar o carinho do seu público.
— Mesmo depois de tanto tempo, a nossa música segue na boca da galera. Somos meio que o Roupa Nova do Sul (risos), então logo estaremos de volta — promete Claus, que adianta a ideia da dupla de relançar releituras de sucessos como Teu Cheiro e Medo de Amar.