O cantor Luan Santana fez, na noite deste domingo (26), um show transmitido de sua casa pelo YouTube. A live começou às 18h e não tinha hora para acabar. O artista disse que seu objetivo era bater os recordes de doações arrecadadas para vítimas da pandemia de coronavírus.
Mais de 400 toneladas de alimentos foram arrecadadas até às 22h30min. Luan ilustrou cada grande doação recebida para Unicef e Central Única das Favelas (Cufa) colocando uma rosa em um vaso de cerâmica no cenário.
Com o nome "História", a live tinha a temática de recuperar seus sucessos do começo da carreira. A mistura de emoção e bom humor foi embalada por Quando a bad bater, Água com açúcar, Acordando o prédio, Mesmo sem estar, Escreve aí e outros hits dos 11 anos de trajetória de Luan.
— Lembra de ex, da cidade que você morava, do chifre que você levou - acontece, acontece - quero saber tudo que minha música fez na sua vida — convocou, recomendando: — Fique em casa, quem puder.
Luan prestou homenagem aos profissionais da saúde e de serviços essenciais que enfrentam a pandemia sem a possibilidade de manter-se em casa. Dois músicos - um violonista e um pianista - compartilhavam o espaço principal no pátio com o cantor.
Gritos de pessoas que acompanhavam o show das imediações da casa onde ele acontecia, em condomínio em São Paulo, surpreenderam o cantor diversas vezes durante a transmissão. Ele tentou interagir com elas mas acabou insistindo no pedido de que elas fossem para suas casas.
— Não pode a gente estar tomando cuidado na live aqui dentro e estar causando aglomeração aí fora — afirmou.
A situação de cantar no pátio de casa e sem plateia presente causou estranheza para Luan. O cantor disse, ainda nos primeiros minutos, sentir falta dos aplausos e gritos do público:
— Eu sei que você tá cantando… tão diferente cantar pra vocês longe assim… mas eu te escutei.
Em uma das interações virtuais, Luan tentou dar respostas bem-humoradas a fãs que perguntavam o que fazer com situações de suas vidas amorosas.
— Eu para conselheiro amoroso não sou bom, ao invés de levantar a pessoa eu boto pra baixo. Acho que sou melhor cantando — brincou, e cantou Convite de casamento, que ficou conhecida pela dupla Gian e Giovanni.
Clássicos da música sertaneja de outros compositores, como Boate Azul e Ainda ontem chorei de saudade, também foram entoados na voz de Luan.
Participações especiais
Maísa, uma das celebridades que pediu pelas redes sociais que a live acontecesse, agradeceu a Luan por ter atendido o pedido para fazer a transmissão e direcionado as doações para a Unicef.
— A gente não pode se esquecer que há milhares e milhares de crianças e adolescentes que precisam receber nossa ajuda sempre — disse a apresentadora e atriz mirim em vídeo reproduzido na tela da live.
A cantora Ivete Sangalo participou através de vídeo gravado para cantarem juntos Química do amor.
Vó e neta, Pietra e Dona Nanci, fãs separadas pelo isolamento social, participaram ao vivo através de vídeo-chamada. O encontro virtual foi emocionante
— A gente tá batendo recorde de estar longe. Vó, eu te amo, você é a melhor parceira de tudo, da vida. E o Luan tá amenizando tudo, como sempre — emocionou-se Pietra.
A esposa de Luan, Jade Magalhães, participou da transmissão. O casal contou como se conheceu em um show e o artista cantou Cê vai perder essa mulher, música que fez para ela.
— A gente nem se conhecia e ela fez eu me ajoelhar para implorar por ela. E isso foi um resumo do relacionamento que viria — relembrou.
Luan acessava o próprio celular para ler mensagens que havia recebido. Citou e mandou beijos para outros cantores sertanejos, seu próprio médico, o apresentador Luciano Huck - que participou com recado em vídeo gravado -, e reagiu com alegria quando soube que uma artista estava acompanhando a live.
—A Sandy tá vendo! — repetiu gritando em comemoração. A cantora participou da transmissão dividindo a interpretação de Mesmo sem estar.
Luan lembrou do começo difícil na carreira e passou uma mensagem de persistência. Emocionado, fez apelo por esperança de todos que enfrentam o momento de pandemia.
— Deus sempre sussurrou no meu ouvido para eu continuar. Este ano eu recebi a notícia que sou o artista brasileiro mais tocado na década — disse.
Visual
De tênis branco, jeans e camisa gola polo vermelha para dentro da calça, Luan passou calor e queria até trocar de camisa. Dentre as novidades no look: o bigode, que dava o toque final do visual do cantor.
— Nunca usei bigode na vida, estava até com um pouco de receio — confessou ao pedir a opinião do público sobre a novidade.
Além dos comentários de aprovação e reprovação, as redes sociais sempre proporciona reações mais bem-humoradas. Um usuário do twitter comparou o visual de Luan ao de uma foto do folclórico traficante Pablo Escobar.