Dois dias após tomar posse, a secretária especial da Cultura, Regina Duarte, nomeou nesta sexta-feira (6) os primeiros membros de sua equipe. As seis nomeações foram publicadas em edições extras do Diário Oficial da União.
Pedro Machado Mastrobuono, um dos fundadores do Instituto Volpi, foi escolhido para presidir o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Aldo Luiz Valentim, que foi secretário adjunto da cultura do município de São Paulo na gestão de Bruno Covas, foi nomeado secretário da Economia Criativa.
Regina nomeou ainda Alessandra da Silva Martins para a Secretaria de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual. Já Caio Fagundes Kitade será o secretário de Difusão e Infraestrutura Cultural.
O advogado Pedro Horta será o chefe de gabinete da pasta. Ele é responsável pelo departamento comercial da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) e professor de direito constitucional. Doutora em comunicação, Renata Girardi Dias será assessora.
Na véspera da posse, a nova gestão demitiu ao menos 12 servidores que exerciam cargos de chefia na pasta. Alguns dos cargos ainda não tiverem substitutos nomeados, caso da presidência da Fundação Nacional das Artes (Funarte).