A Netflix divulgou nesta quarta (31) o primeiro trailer de O Irlandês, novo filme de Martin Scorsese. Com Robert de Niro, Al Pacino e Joe Pesci no elenco, o longa retoma o interesse do diretor pelos bastidores do crime organizado ao mergulhar na história verídica do desaparecimento do líder sindical Jimmy Hoffa, nos anos 1970.
Hoffa é vivido por Al Pacino. Já De Niro interpreta Frank Sheeran, um veterano da Segunda Guerra contratado por uma família mafiosa para assassinar o sindicalista. Como a obra se passa ao longo de várias décadas da vida de Sheeran, De Niro, hoje com 75 anos, foi rejuvenescido com a ajuda de CGI (imagens geradas por computador). Esta é sua nona parceria com Scorsese, iniciada em 1974 com Caminhos Perigosos.
Não é a primeira vez que a vida de Hoffa é contada em um filme. Em 1992, Jack Nicholson interpretou o personagem em Hoffa, dirigido por Danny DeVito.
O Irlandês vai fazer sua estreia no Festival de Cinema de Nova York, em 27 de setembro deste ano, mas ainda não tem data de lançamento definida na Netflix. O diálogo telefônico ouvido no trailer já havia sido revelado no Oscar de 2019, em um teaser sem imagens.
A parceria entre Scorsese e Netflix indica mais uma busca da gigante do streaming por prêmios da Academia contratando diretores de renome artístico incontestável. Segundo a publicação especializada The Hollywood Reporter, a ideia do filme foi anunciada há mais de dez anos, em 2008, e originalmente pertencia à Paramount. A plataforma só assumiu o projeto em 2017.
Este ano, a Netflix conquistou três estatuetas na premiação por Roma, drama autobiográfico em preto e branco dirigido por Alfonso Cuarón. Perdeu, contudo, o prêmio de melhor filme para Green Book, de Peter Farrelly.