Chegando mais uma vez aos cinemas nesta quinta-feira (4), o Homem-Aranha já foi de tudo nos quadrinhos, em diferentes universos alternativos: punk, porco e macaco, entre outros. Na "vida real", o super-herói da Marvel também já fez aparições para lá de aleatórias, seja dançando em locais públicos ou sendo citado em música do Jorge Vercillo.
Veja algumas das situações curiosas em que o Homem-Aranha já se meteu no Brasil.
1. Dançando com trenzinho
Homem-Aranha é um personagem recorrente nos chamados" trens de rua" que animam festas infantis em cidades do interior do Brasil e, eventualmente, fazem sucesso na web. Uma versão "carreta" do herói viralizou em 2016. No vídeo, não há nada de saltos espetaculares, teias ou salvamentos, mas sim muita malemolência. É um registro do Homem-Aranha do Trenzinho da Alegria dançando Ziriguidum, música do grupo Filhos de Jorge. Observado pelos seus companheiros Pica-Pau, Cascão, Homem de Ferro, Mickey e Capitão América – um time de fazer inveja aos Vingadores do cinema. Em sua performance, herói aracnídeo rebola com muito suingue e sensualidade.
2. Jorge Vercilo
Com versos como "Me joguei de onde o céu arranha/ Te salvando com a minha teia/ Prazer!/ Me chamam de Homem-Aranha/ Seu herói!", o cantor Jorge Vercillo retrata o herói da Marvel em uma história de amor. Na canção, o personagem quer desfrutar da vida conjugal.
3. Preso por Tanos
Parece até enredo de um universo alternativo de Vingadores ou Liga da Justiça, mas não foi. Em maio, uma notícia inusitada chamou a atenção na web: Tanos prendeu Homem-Aranha com dois parceiros da DC – Lanterna Verde e Batman. Traduzindo: traficantes de drogas que trabalhavam vestidos como super-heróis em um trenzinho foram presos em Fortaleza, pela delegada Malake Tanos.
4. Videocassetada
É comum ver o Homem-Aranha se envolvendo em alguma falha ou queda engraçada em vídeos na web. Geralmente, a "videocassetada" envolvendo o herói ocorre em festas infantis. Um dos registros mais clássicos dessas quedas está no vídeo abaixo:
5. Herói na vida real
Ao longo dos anos, apelidou-se de Homem-Aranha muitos heróis da vida real que escalaram um prédio ou uma casa para socorrer alguém. Por outro lado, o mesmo apelido também costuma ser aplicado a bandidos que não temem a altura.
Mas o foco aqui é em desses heróis que fez o seu salvamento ainda jovenzinho, que não precisou encarar nenhuma altura. Era 2007, no pequeno município de Palmeira (SC), o garoto Riquelme Wesley dos Santos, então com apenas cinco anos, entrou em uma casa no meio de um incêndio para salvar um bebê de um ano e 10 meses. Detalhe: ele fez o resgate vestido de Homem-Aranha.
6. Carreira musical
Em mais de uma oportunidade, Homem-Aranha enveredou para a carreira musical no Brasil. No final dos anos 1970 e começo dos 1980, o personagem integrou o grupo Super Heróis – ao lado do Super-Homem, Batman, entre outros.
Em uma participação no Programa Carlos Imperial, o uniforme do Homem-Aranha era cinza.
Na banda Vingadores do Brega, o herói aracnídeo toca guitarra.
Já na Liga da Alegria, o Homem-Aranha é um dançarino que não economiza no rebolado nas coreografias: