Uma fuga digna de filme de ação foi protagonizada por um bandido que pulou prédios do Centro de Porto Alegre para fugir da Brigada Militar (BM), na madrugada desta segunda-feira (19). O suspeito de tentar furtar uma loja de celulares atravessou quase uma quadra pulando de um prédio a outros entre as ruas General Vitorino, Andradas e a Vigário José Inácio. A escapada do homem não deu certo, e ele acabou caindo em um vão entre os edifícios.
A ocorrência teve início por volta da 1h, quando um morador avisou a BM de que havia dois homens no terraço de um prédio, na General Vitorino. Uma viatura foi enviada e soldados perceberam os homens no local. A dupla fugiu, um para cada lado, pulando entre os prédios, enquanto os policiais no asfalto decidiram seguir um deles. O outro, sumiu.
Por cerca de uma quadra, o bandido apelidado pelos agentes de "homem-aranha" saltou entre prédios de três a cinco andares. Surpresos com a iniciativa do criminoso, os policiais o seguiram a distância, não deixando-o fugir do campo de visão. Em um de seus pulos, o fugitivo não venceu a distância entre os prédios e caiu em um espaço térreo, que servia como depósito de sacos de lixo de um dos edifícios da região. Sem ter para onde fugir, ele ainda cobriu o corpo com material acrílico, mas logo foi percebido por agentes.
Com a ajuda do síndico de um prédio, que abriu a porta, os PMs subiram até o quarto andar e deram voz de prisão ao criminoso. Não havia como o homem sair do local e, por isso, o Corpo de Bombeiros foi chamado. Seis bombeiros usaram cordas, que foram presas à cintura do bandido. Ele foi puxado até o terceiro andar do edifício –mesmo com ferimentos da queda, estava consciente.
Enquanto o suspeito era resgatado, o alarme de um prédio soava na Rua dos Andradas. O som partia da loja da TIM. Ao averiguar o local, os PMs confirmaram que havia um buraco em uma parede, que daria acesso ao local onde são armazenados os celulares. Nada foi levado. Segundo a BM, uma câmera de segurança mostra o mesmo homem no local.
O suspeito foi levado até o Palácio da Polícia, onde foi preso em flagrante por tentativa de furto. Por volta das 9h, aguardava vaga no sistema prisional.
O homem foi identificado como Michael André da Silva Cardoso, 34 anos. Ele já possuía antecedentes por homicídio, quatro roubos ao comércio, furto, tráfico de drogas, ameaça e porte ilegal de arma de calibre restrito.