Em 18 de novembro de 1928, Mickey Mouse fazia sua estreia nas telas com o curta-metragem Steamboat Willie. O ratinho criado por Walt Disney (1901 – 1966) se tornou um dos personagens mais adorados do mundo – além de ser reconhecido como um ícone da cultura americana. A criação nasceu durante uma viagem de trem que Walt Disney fez entre Nova York e Los Angeles, enquanto voltava com a mulher de uma reunião de negócios desastrosa.
Considerando a fama que Mickey tem atualmente, é difícil imaginar que ele e seu criador tiveram um começo tão conturbado. A história do ratinho tem início, na verdade, com um coelho chamado Oswald. Também conhecido como o Coelho Sortudo, Oswald foi criado por Disney em 1927, quando a empresa dele e do irmão Roy, a Disney Brothers Studio, tinha materiais distribuídos pela Universal Pictures. A criação de Disney foi um sucesso, e a Universal encomendou uma leva de curtas-metragens.
Em 1928, quando Disney foi negociar um novo contrato, os chefes do estúdio disseram que haviam contratado todos os funcionários da Disney Brothers Studio e se apoderado dos direitos de Oswald, por meio de uma brecha no contrato. Walt e Ub Iwerks, o único animador que permaneceu com os irmãos Disney, receberam ofertas para continuar com a Universal, mas com salários e posições menores.
Uma das primeiras histórias foi The Gallopin' Gaucho
Walt e Ub passaram a trabalhar intensamente para achar um substituto para Oswald. Com orelhas mais curtas e uma barriguinha maior, o coelho foi transformado em um rato, Mortimer Mouse. A mulher de Disney, Lilian, não gostou do nome e sugeriu que o marido pensasse em algo mais amigável. Assim, surgiu Mickey, pronto para a estreia. Os primeiros dois curtas, Plane Crazy e Mickey, The Gallopin’ Gaucho, não tiveram muito reconhecimento – nenhum distribuidor quis comprá-los. Mas quando Steamboat Willie apresentou o personagem como um marinheiro animado, o sucesso foi enorme, marcando também a estreia de Minnie Mouse. Desde então, o casal conquista o coração de gerações. Em 1937, o estúdio produzia quase 12 animações por ano, com o próprio Disney dublando o ratinho.
Em 1940, Mickey fez sua estreia em longas-metragens como um aprendiz de feiticeiro, em Fantasia. O ano de 1955 foi outro grande marco na história do personagem e de Walt. O programa de variedades Clube do Mickey Mouse chegava nas TVs americanas junto à abertura da Disneyland, parque temático em Anaheim, na Califórnia. Enquanto os grandes clássicos da Walt Disney Studios – como Cinderela, Peter Pan e Bela Adormecida – eram produzidos, Mickey teve uma pequena aposentadoria. Entre o curta de 1953, The Simple Things, e o filme Mickey’s Christmas Carol, de 1983, a participação do rato nas telas foi limitada. Get a Horse!, de 2013, marcou o retorno do ratinho aos curtas-metragens. Exibido nos cinemas com o filme Frozen, a produção usou áudios de arquivo de Walt Disney para a voz do ratinho.
Com 22 curtas, oito longas e inúmeras participações especiais, o personagem é a cara e o coração da Disney.
Celebrações pelo mundo
— Os resorts da Disney em todo o mundo irão comemorar os 90 anos da primeira aparição de Mickey. A atração principal é a World’s Biggest Mouse Party, uma celebração global que deve durar um ano para Mickey e Minnie. Nos Estados Unidos, a previsão é que o evento comece em 2019, assim como a programação na frota de cruzeiros, a Disney Cruise Line. Nos parques da Ásia, a festa já chega este ano.
— O Walt Disney World Resort da Flórida vai comemorar o aniversário de Mickey entre os dias 16 e 18 de novembro com produtos, comidas e bebidas especiais, além de dar aos visitantes a oportunidade de celebrar no Magic Kingdom durante a parada Move It! Shake It Dance & Play It!, de cantar Parabéns a Você com os Dapper Dans na Main Street U.S.A e de se juntar a uma festa especial no Rockettower Plaza Stage, na Tomorrowland. Em 2019, a comemoração continuará quando a World’s Biggest Mouse Party chegar ao resort.
— O Disneyland Resort da Califórnia terá uma cavalgada de comemoração no dia 18 de novembro.
— Na Shanghai Disneyland, que já iniciou a sua World’s Biggest Mouse Party, um cartão de aniversário gigante será instalado junto à estátua Storytellers. Entre os dias 16 e 18 de novembro, o parque terá comidas temáticas e ofertas de produtos, e a celebração será encerrada com um espetáculo de aniversário especial no Enchanted Storybook Castle, no dia 18.
— A Hong Kong Disneyland iniciará sua World’s Biggest Mouse Party no dia do aniversário de Mickey, 18 de novembro, com ingressos comemorativos, comidas, bebidas e produtos especiais, decoração dos quartos de hotel e o show de projeções We Love Mickey até o fim do ano.
— O Tokyo Disney Resort se juntará à festa com decoração e produtos especiais.
— A Disneyland Paris celebrará com novas atrações da temporada e surpresas especiais.
— Em Nova York, mesmo sem a presença de um parque temático, haverá celebração. A exposição Mickey: The True Original Exhibition será realizada até 10 de fevereiro de 2019. Aberta de terça a domingo – das 10h às 20h na Avenida 10°, nº 60 –, a experiência interativa tem quase 5 mil metros quadrados e conta com trabalhos originais de artistas contemporâneos.