Quando a Festa da Uva de Caxias do Sul foi adiada para 2019, a Fenavindima de Flores da Cunha, que tradicionalmente ocorreria no mesmo ano, passou a estudar uma nova data. Em um primeiro momento, foi cogitado o adiantamento para 2018 aproveitando a lacuna gerada pelo evento de Caxias do Sul. No entanto, o prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna, descarta essa possibilidade e defende que a Fenavindima ocorra em 2020.
— Nos próximos dias vamos sentar com a comissão organizadora para termos uma definição clara, mas esta é a principal probabilidade, porque facilitaria a organização e ficaria bom para toda a região aproveitar. Também divulgaríamos o evento na própria Festa da Uva — sugere o prefeito.
Fabiane Veadrigo, presidente da Associação Comunitária Fenavindima, também acredita que não há mais tempo hábil para promover o evento em 2018 e que a melhor opção seria 2020 para não coincidir com a Festa da Uva. Ela destaca que deve haver mudanças na gestão da Fenavindima para a próxima edição. Segundo o prefeito, serão necessários ajustes por conta de uma nova redação da lei que trata de associações que têm algum tipo de relacionamento com o município.