Acostumada a explorar outras vertentes que não a da música de concerto, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre envereda, neste domingo, para uma área totalmente nova: a dos reality shows. Calma, não será desta vez que a Ospa irá atrás de novos talentos em programas de TV. É que neste domingo a orquestra recebe Thomas Machado, o vencedor da última edição do The Voice Brasil Kids.
Estrela mirim de Estância Velha, Thomas conquistou o Brasil com um misto de fofura e talento natural. Agora, inaugura a série de concerto da Ospa no Auditório Araújo Vianna ao lado do irmão, Eduardo. Empolgação não falta ao guri:
– É a minha primeira vez tocando com uma orquestra e estou muito feliz – garante Thomas. – Escolhemos as músicas junto com o pessoal da Ospa e é bem aquele que representa a nossa história.
Leia mais
Caravana do Gauchão, exposição de Harry Potter, Ospa e Os Irmãos Machado: confira sete opções de graça no fíndi
Série do Fantástico "Bem Sertanejo" vira musical com Michel Teló
Rock in Rio 2017: ingressos estão esgotados e organização espera 700 mil pessoas no festival
O repertório vai ser dividido em duas partes, segundo o maestro Evandro Matté. Na primeira, a Ospa apresenta temas clássicos de dança, como a Dança Eslava nº 8, de Antonín Dvorák, a Valsa do Imperador, de Johann Strauss II e a Dança do Sabre, de Aram Khachaturian. Depois, os irmãos Machado sobem ao palco para interpretar quatro clássicos da música regional: Céu, Sol, Sul, do cantor nativista Leonardo, Querência Amada, de Teixeirinha, Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e No Rancho Fundo, sucesso na voz de Chitãozinho & Xororó.
– Há um bom tempo que a Ospa tem procurado diversificar seu repertório e não ficar só na música de concerto – comenta Matté. – Particularmente, considero música uma coisa só, independente do estilo ou formato. O importante é ser bem executado, e é isso que fazemos: proporcionar arranjos muito bem escritos que possam ser executados com tudo o que uma formação como a Ospa possa oferecer em termos de orquestração.
Para Matté, trabalhar com um repertório além do tradicional é importante para a orquestra como um todo – que pode respirar fora do universo da música de concerto _ e para renovação do público. Tanto que estão previstos, para esta temporada da Ospa, pelo menos uma ópera (em agosto) e um espetáculo com músicas de cinema (em outubro). Pelo interior do Estado, Matté lembra que o repertório é sempre muito variado.
– Muita vezes, deixamos de conhecer outros estilos de música por falta de oportunidade. Então, quando a orquestra parte para outros repertórios, ela tem a oportunidade de não só agradar quem gosta dessa diversificação, mas fazer com que parte dele tome gosto também pelo formato tradicional – aponta o maestro.
O PROGRAMA
Dança Eslava nº 8
Valsa do Imperador
Dança Húngara nº 5
Dança Brasileira nº 1
Dança do Sabre
Céu, Sol, Sul
Querência Amada
Asa Branca
Bolero de Ravel
No Rancho Fundo
ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE
Domingo, às 18h. Classificação: livre.
Auditório Araújo Vianna (Osvaldo Aranha, 685). Fone: (51) 3311-5156.
O espetáculo: com regência do maestro Evandro Matté, a Ospa apresenta repertório de temas de dança e clássicos da música regional com os irmãos Thomas e Eduardo Machado.
Ingressos: entrada franca com distribuição de senhas na bilheteria do Araújo Vianna no sábado, das 9h às 17h, e no domingo, das 9h às 18h. Limite de duas senhas por pessoa.
Música
Ospa se apresenta com Thomas Machado, vencedor do The Voice Brasil Kids
Orquestra e cantor mirim tocam neste domingo no Araújo Vianna
Zero Hora
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project