O Fronteiras do Pensamento traz a Porto Alegre, mais uma vez, alguns dos principais intelectuais do mundo. Entre os conferencistas que virão à Capital nos próximos meses estão nomes como o escritor israelense Amós Oz, com traduções em dezenas de idiomas, e o economista francês Thomas Piketty, autor do best-seller O Capital no Século XXI. Completam o time de palestrantes deste ano o italiano Carlo Rovelli, os franceses Gilles Lipovetsky e Alain Finkielkraut, o brasileiro Eduardo Giannetti, o cubano Leonardo Padura, o britânico Niall Ferguson e a norte-americana Martha Nussbaum.
Vale lembrar que pacotes adquiridos até o próximo domingo (30 de abril) garantem um bilhete extra para a quinta conferência da temporada, a de Thomas Piketty, no Auditório Araújo Vianna.
Leia mais:
Fronteiras do Pensamento discutirá desigualdade social e o recuo da democracia em diferentes países
Os demais encontros serão no Salão de Atos da UFRGS. O pacote de ingressos custa R$ 1.680, com desconto para inscritos no Fronteiras em edições anteriores, médicos cooperados Unimed Porto Alegre, professores da PUCRS e da UFRGS e beneficiários de meia-entrada. Sócios do Clube do Assinante poderão comprar os bilhetes pagando 30% a menos. A compra deve ser realizada no site fronteiras.com ou na Bamboletras (Lima e Silva, 776, loja 3) e no Instituto Ling (João Caetano, 440). Os tíquetes não são vendidos individualmente.
FRONTEIRAS DO PENSAMENTO 2017
Ciclo de conferências entre 15 de maio e 4 de dezembro.
> Os ingressos já estão à venda. O pacote para todas as conferências da temporada custa R$ 1.680 (parcelado em cinco vezes sem juros nos cartões). Os ingressos não são vendidos individualmente. Pacotes adquiridos até o dia 30 de abril garantem um bilhete extra para a quinta conferência da temporada, a de Thomas Piketty, no Auditório Araújo Vianna.
> Informações e vendas no site fronteiras.com e na Central de Relacionamento Fronteiras, no fone 4020-2050. Pontos de vendas na Livraria Bamboletras, no Instituto Ling e no StudioClio.
> Fronteiras do Pensamento Porto Alegre é apresentado por Braskem, com patrocínio Unimed Porto Alegre e Hospital Moinhos de Vento, parceria cultural PUCRS e Instituto CPFL, e empresas parceiras CMPC Celulose Riograndense, Souto Correa, Sulgás e Thyssenkrupp. Parceria institucional Unicred e apoio institucional Embaixada da França. Universidade parceira UFRGS e promoção Grupo RBS.
Mesmas questões, diferentes olhares
Elenco de conferencistas do Fronteiras do Pensamento 2017 inclui nomes de áreas tão diferentes como física, filosofia e economia:
THOMAS PIKETTY
Economista francês
Em Porto Alegre em 28 de setembro, no Auditório Araújo Vianna
Hoje com 45 anos, Thomas Piketty ganhou reconhecimento internacional com o livro O Capital no Século XXI, lançado originalmente em 2013 e convertido em best-seller em diversos países no ano seguinte. Nascido em Clichy-la-Garenne, na região dos Altos do Sena, o economista também estudou Matemática e concluiu seu doutorado em Filosofia aos 22 anos (com tese sobre redistribuição de riqueza). Professor do MIT, nos EUA, e o primeiro diretor da Escola de Economia de Paris, Piketty aborda, na sua obra consagrada, o papel da desigualdade de renda e da má distribuição da riqueza na formação da estrutura social contemporânea. Para Piketty, essa é uma das causas dos principais problemas econômicos e políticos verificados na sociedade global atual.Além da enorme popularidade, o livro conquistou elogios de leitores notáveis, como o Nobel de Literatura Paul Krugman, que nomeou-o como o volume “mais importante da década”.Piketty, que já esteve em São Paulo em 2014, será o grande astro do Fronteiras Porto Alegre 2017. Por conta da expectativa de grande público, a organização repetiu o que fez com Ian McEwan e Richard Dawkins, levando sua conferência a outro palco que não o já tradicional Salão de Atos da UFRGS.
AMÓS OZ
Escritor israelense
Em Porto Alegre em 28 de junho, no Salão de Atos da UFRGS
Oz virá pela primeira vez a Porto Alegre. Autor de livros como Judas (2012) e De Amor e Trevas (2003), é também ativista político: é o principal representante do movimento Paz Agora. Com a experiência de quem participou da Guerra dos Seis Dias e da Guerra do Yom Kipur, costuma tratar em sua obra sobre a persistência dos afetos em situações de violência. Sua obra mais recente publicada no Brasil é Como Curar um Fanático.– Os escritores têm uma pauta mais livre no Fronteiras – comenta o curador Fernando Schüler. – O que nos interessa nesses convidados, Oz incluído, é que deem seu depoimento com um olhar mais subjetivo.
CARLO ROVELLI
Físico teórico italiano
Em Porto Alegre em 15 de maio
Até pouco tempo atrás, Rovelli era conhecido apenas pelos colegas de seu campo de estudo. Mas foi repentinamente alçado ao status de best-seller internacional. A virada se deu em 2014, quando reuniu artigos publicados em um jornal italiano no livro Sete Breves Lições de Física, explicando o funcionamento do universo de modo acessível. Já seu segundo livro, A Realidade Não É o que Parece, acaba de ser lançado no Brasil e aborda como as noções a respeito da realidade mudaram ao longo do tempo. Em sua conferência, a primeira do Fronteiras do Pensamento Porto Alegre 2017, Rovelli deve tratar de como o ensino da física e de outras disciplinas deve ser estimulado nas escolas e na sociedade.
LEONARDO PADURA
Escritor cubano
Em Porto Alegre em 21 de agosto
Jornalista de formação, Leonardo Padura ficou conhecido a partir dos anos 1990 por seus romances policiais, tendo como protagonista o melancólico detetive Mario Conde – as histórias inspiraram a série de TV Quatro Estações em Havana, disponível na Netflix. Reconhecimento ainda maior viria com o lançamento do monumental O Homem que Amava os Cachorros (2013), livro com quase 600 páginas em que mescla ficção e história para narrar a trajetória do revolucionário russo Leon Trotski. Em sua conferência, deve tratar do modo como o ideal socialista se fundiu à identidade cubana.
EDUARDO GIANETTI E GILLES LIPOVETSKY
Economista brasileiro e filósofo francês
Em Porto Alegre em 5 de junho
Crítico da sociedade de consumo, Lipovetsky volta a Porto Alegre após lançar Da Leveza, em que trata de como o conceito de leveza é cada vez mais valorizado atualmente, inspirando produtos diversos, de celulares slim a alimentos sem caloria. O teórico francês, que é conhecido desde a década de 1980 pela abordagem original do mundo da moda em O Império do Efêmero (1987) e da perda de sentido das grandes instituições em A Era do Vazio (1988), conversará com o mineiro Gianetti, que em seu mais recente trabalho, Trópicos Utópicos (2016), defende que a sociedade brasileira é dotada de uma leveza que a distinguiria de outras, tendo um "dom de celebrar a vida". Gianetti é doutor em Economia pela Universidade de Cambridge e autor de best-sellers como Autoengano (1997) e O Valor do Amanhã (2005).
ALAIN FINKIELKRAUT
Filósofo francês
Em Porto Alegre em 6 de novembro
Filósofo francês de origem polonesa com dezenas de livros publicados, Finkielkraut tem presença constante na mídia de seu país de origem, alcançando tanta popularidade quanto desafetos. Rotulado por colegas como "neorreacionário" e "ultradireitista", é acusado frequentemente de xenofobia. A base das críticas é motivada pelo ceticismo do estudioso em relação ao progresso e aos direitos humanos. Para Finkielkraut, é preciso advogar em defesa dos valores, das tradições ou das instituições centrais da cultura ocidental. Seu livro mais recente, Por uma Decência Comum, foi publicado em 2010.
NIALL FERGUSON
Historiador escocês
Em Porto Alegre em 23 de outubro
Professor de História em Stanford, foi o primeiro convidado para este ciclo do Fronteiras do Pensamento, pois seu livro Civilização (2011) é considerado por estudiosos como uma das maiores referências para entender a tensão cultural entre Ocidente e Oriente, um dos temas centrais do Fronteiras neste ano. Segundo o autor, o Ocidente teria sobrepujado os impérios do Oriente por melhor dominar seis "aplicativos": a competição, a ciência, o direito de propriedade, a medicina, o consumo e a ética do trabalho. Apresentador de televisão e palestrante requisitado, Ferguson já esteve na lista das cem pessoas mais influentes do mundo publicada pela revista norte-americana Time.
MARTHA C. NUSSBAUM
Filósofa norte-americana
Em Porto Alegre em 4 de dezembro
Martha Nussbaum é uma das mais influentes defensoras do ensino de humanidades nos sistemas de educação. Professora da Universidade de Chicago, já lecionou nas universidades Harvard e Brown e foi conselheira do Instituto Mundial de Pesquisa em Economia do Desenvolvimento da ONU. No Brasil, tem três livros editados: A Fragilidade da Bondade, Sem Fins Lucrativos e Fronteiras da Justiça. Também tem trabalhos sobre feminismo, repensando as relações de gênero dentro das famílias. É uma referência da área no pensamento internacional contemporâneo.