No mesmo dia em que a Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (Abraccine) anunciou as eleições de Elle como o melhor filme estrangeiro e Aquarius o melhor brasileiro a estrearem em 2016 nos cinemas, a Associação dos Críticos do Rio Grande do Sul (Accirs) divulgou os seus eleitos. E deu novamente os filmes de Paul Verhoeven e Kleber Mendonça Filho.
Além de escolherem Elle e Aquarius os melhores da temporada, os quase 40 integrantes da Accirs conferiram o prêmio Destaque Gaúcho de 2016 para a Fundação Piratini, à qual estão vinculadas a TVE e a FM Cultura. A fundação foi um dos órgãos ligados ao governo do Estado que tiveram a extinção aprovada pela Assembleia Legislativa, atendendo ao pedido encaminhado pelo Executivo.
– A TVE e a FM Cultura sempre dedicaram espaços generosos à divulgação do cinema. Com absoluta maioria dos votos dos seus associados, a Accirs reconhece o seu apoio para o desenvolvimento e o fortalecimento do nosso cinema e também de toda a produção cultural do Rio Grande do Sul – afirmou a jornalista Mônica Kanitz, vice-presidente da entidade, em comunicado.
Segundo a nota emitida pela Accirs, Aquarius teve eleição "quase unânime, ainda que títulos como Boi Neon e Ela Volta na Quinta também tenham
sido lembrados (pelos associados)".
No total, mais de 400 longas, sendo 126 deles brasileiros, estrearam nos cinemas do país em 2016 – a maior parte desses sendo exibida também no
Rio Grande do Sul. Todos estavam aptos à eleição da entidade fundada na década passada em Porto Alegre. O prêmio Destaque Gaúcho, entregue anualmente junto à honraria aos melhores filmes da temporada, homenageia em seu nome o crítico Luiz César Cozzatti, psiquiatra que teve atuação como crítico de cinema e faleceu em 2006, aos 55 anos, pouco antes da fundação da Accirs.