Tão complicado quanto escrever bem é ensinar alguém a escrever bem. Na tarde deste sábado, a patrona da Feira do Livro, Cíntia Moscovich, e o escritor Pedro Gonzaga, ambos colunistas de Zero Hora, participaram de um bate-papo na Feira do Livro sobre os percalços do escritor iniciante.
Leia mais:
"Encontros com os Colunistas" levará jornalistas à Feira do Livro de PoA
Escritor santa-mariense autografa obra na Feira do Livro da Capital
VÍDEO: confira, direto da Feira do Livro, a dica polêmica do colunista Tulio Milman
– A arte é cruel. Os teus sentimentos não interessam para ninguém além de ti mesmo. Só servem quando tu consegue aplicá-los no outro, quando tuas experiências se tornam mapa para o outro – avalia Gonzaga.
Para o poeta e cronista, Porto Alegre é uma cidade privilegiada pela quantidade de oficinas de escrita que oferece, mas salienta que não existe fórmula mágica:
– Na verdade, tu ensinas um conjunto de técnicas. É como se fosse um curso de violão. A pessoa vai lá, aprende os acordes, mas eu não vou ficar dizendo as músicas que ela tem que tocar.
– As pessoas às vezes vêm (para as oficinas) em busca de interlocução, de ter alguém com quem conversar sobre o texto – complementa Cíntia.
A conversa foi a primeira da série Encontros com os Colunistas, promovida pelo Grupo RBS e com curadoria de Cláudia Laitano, que leva profissionais de Zero Hora e Diário Gaúcho para debater sobre temas relacionados à literatura e ao jornalismo. Os próximos encontros contarão com a presença de nomes como Luis Augusto Fischer, Alexandre Lucchese, Martha Medeiros, Magali Moraes, Roger Lerina, Carlos André Moreira, Diego Grando, Paulo Germano e Rosane de Oliveira.
Confira a programação completa:
7/11, 14h – Auditório Barbosa Lessa (Centro Cultural Erico Verissimo) – com Luis Augusto Fischer e Alexandre Lucchese (mediação de Roger Lerina)
Tema: Literatura e música; a literatura na canção e os livros sobre música
7/11, 17h – Auditório Barbosa Lessa (Centro Cultural Erico Verissimo) – com Martha Medeiros e Magali Moraes (mediação de Cláudia Laitano)
Tema: A insuperável leveza da crônica: humor e bom humor no jornalismo
11/11, 17h30 – Santander Cultural (sala oeste) – com Cláudia Laitano, Carlos André Moreira e Diego Grando
Tema: Clube do Livro sobre Elena Ferrante
12/11, 18h30 – Tenda Pasárgada (Praça da Alfândega) – com Paulo Germano e Rosane de Oliveira (mediação de Roger Lerina)
Tema: O jornalismo político em tempos de baixo astral