O avançar da idade costuma arrefecer os ânimos, tornar as pessoas mais resignadas e propensas a aceita seu entorno. Não é o caso de Nenung. Às vésperas de completar 50 anos, o músico lança um dos discos mais radicais e diretos de sua carreira. A começar pelo nome: Vampirocracia.
O EP, que será lançado nesta quarta no Ocidente (João Telles esquina com Osvaldo Aranha), não faz prisioneiros. Em suas seis faixas, gravadas ao vivo com o Projeto Dragão, Nenung abre mão de sua característica sutileza para disparar direto e reto contra intolerância, mau caratismo da mídia, manipulação política, capitalismo e exclusão social.
– Já tinha escrito a respeito destes temas em outros trabalhos do Projeto Dragão, mas nunca com essa necessidade, com essa urgência – explica Nenung. – Acabou sendo um reflexo desse conforto e indignação que não são exclusivos do Brasil, é do mundo inteiro.
Leia mais
Ivan Lins canta em show intimista em Porto Alegre
Rolling Stones devem anunciar novo disco na próxima quinta-feira
Sucessor do excelente Serenoato (2014), Vampirocracia foi escrito em diferentes circunstâncias. Novos fascistas, por exemplo, acabou composta logo após a posse do atual presidente do Brasil, Michel Temer. Sua letra não deixa espaço para dúvidas: "Os novos fascistas têm velhas amantes e uma figurante para ser do lar / Temer a tudo é sua regra e morrem de inveja ao ver pessoas que são livres para dançar".
A folk Devolva meu cais (acima) versa sobre a falta de diálogo quanto aos rumos incertos do Cais Mauá, enquanto a pesada Tinha 1 comunista no bar resume uma péssima experiência vivida pelo músico. Veja fala por si: "Veja só quanta mentira, veja o quanto é preocupante, o quanto pode a palavra vir a ser corrompida, violentada e distorcida".
Confira todas as faixas no canal oficial de Nenung no Soundcloud.
– O disco veio como um descarrego – resume Nenung. – Nessas horas é muito bom ser budista, eu recomendo (risos).
No show de hoje, Nenung e o Projeto Dragão (Maurício e Gustavo Chaise nas guitarras, Thiago Heinrich no baixo e teclados e Rafael Bohrer na bateria) tocam Vampirocracia na íntegra e mais algumas faixas de Serenoato. Na mesma noite, Nenung lança seu primeiro livro, a coletânea de poesias desCabimentos – o avesso do imPossível, que poderá ter algumas de suas páginas lidas durante a festa.
O espetáculo está marcado para começar às 22h e os ingressos custam R$ 25 antecipados (pelo site www.projetodragao.com) ou R$ 30 na hora.