Parece que foi ontem, mas, já faz 20 anos que estes CDs foram lançados: Pies Descalzos, de Shakira, O Samba Paconé, do Skank, e Spice, das Spice Girls. Além dos 20 anos de lançamento, e da letra "S" no início dos nomes, eles têm outras coisas em comum: venderam milhões de cópias, músicas que se tornaram clássicos e sucessos que tocaram incessantemente nas rádios em 1996.
Ainda hoje, muita gente lembra das letras e balança o pezinho, no ritmo, ao ouvir os primeiros acordes das canções. Para recordar, convidamos três artistas/fãs para falar sobre como esses discos foram marcantes em suas vidas: Joca Farias, músico, Pablo Canalles, DJ e Tiane Tambara, cantora.
#Partiu recordar esses clássicos dos anos 90?
Em 1996, o Skank lançou seu terceiro álbum de estúdio, O Samba Poconé. O desafio da banda mineira era grande: superar o sucesso do disco Calango, lançado em 1994, que trazia os hits Jackie Tequila e Te Ver, e que vendeu mais de 1 milhão de cópias. Mas o single Garota Nacional foi a música mais executada nas rádios brasileiras naquele ano. A canção também liderou a parada espanhola (na versão original) por três meses. Mais uma vez, a banda agradava o gosto popular: O Samba Poconé vendeu 1,8 milhões de cópias.O músico Joca Farias, 50 anos, acompanhou a formação do Skank, no início dos anos 90 e, desde então, incorporou os sucessos da banda em suas apresentações.
Banda Âmago, de Santa Maria, lança clipe na web
– Na época, esperávamos a música tocar na rádio, gravávamos em uma fita k7, tirávamos no violão e depois apresentávamos na noite – recorda Joca.Entre suas músicas favoritas do disco estão Tão Seu e Partida de Futebol, canções que, segundo Joca, são pedidas até hoje na noite santa-mariense.
– Apesar de estarem fazendo 20 anos, as músicas desse disco são pedidas até hoje pela gurizada. A banda e o disco influenciaram os músicos dos anos 90, em função de sua sonoridade diferenciada. Eles são muito harmônicos. Foi uma das principais bandas que surgiram no cenário nacional nos anos 90. E aquela geração deu credibilidade para que eles continuassem fazendo sucesso até hoje – finaliza Joca.
O mundo pop não foi o mesmo depois do lançamento de Spice, álbum de estreia das Spice Girls, em 1996. As gurias britânicas apimentaram o cenário musical, até então, dominado por homens que vestiam flanela xadrez. Com diferentes estilos: Geri (a Ruiva), Mel C (a Esportista), Emma (a Baby), Mel B (a Assustadora) e Victória (a Chic) cantavam o poder feminino, questões sociais e até tabus, como contracepção.O ator, diretor e professor universitário Pablo Canalles, 34 anos, também atua como DJ e afirma que, ainda hoje, quando toca as músicas do Spice, a galera "vem abaixo".
Diário realiza Promoção ''Kits Junte & Pague''
– A música pop teve um novo início com o lançamento de Spice. Depois, surgiram vários grupos, mas a força que o primeiro álbum trouxe foi incomparável – afirma Pablo, que conheceu o álbum aos 15 anos e virou fã do quinteto. Pablo acredita que Spice influenciou o pop e, nesse contexto, vieram na sequência, grandes êxitos do gênero como Ray Of Light de Madonna, em 1998, e Baby One More Time, de Britney Spears, em 1999. Pablo acredita que as canções influenciaram o comportamento e deram voz às mulheres e aos gays, nos últimos anos.
– Da mesma forma que, há 20 anos, cinco mulheres surgiram ditando o poder feminino, de lá para cá (e, talvez, em função desse pontapé inicial) muitos guris de 15 anos, hoje, tem mais liberdade para falar e fazer o que querem sem se preocupar com julgamento, como eu me preocupei na época – acredita Pablo. O álbum vendeu mais de 25 milhões de cópias no mundo, desses, 1 milhão só no Brasil.
O primeiro álbum oficial de Shakira foi lançado mundialmente em fevereiro de 1996. No Brasil, o CD vendeu, na época, a impressionante marca de 1,5 milhões de cópias. Em poucos meses, o disco ganhou edição brasileira com três faixas extras em português.A nutricionista e cantora Tiane Tambara Simões, 32 anos, recorda que, aos 14 anos, o álbum Pies Descalzos, era a trilha favorita dela e de suas colegas de escola.
VÍDEO: Cauã Reymond interpreta transexual em clipe
– Ouvi Estoy Aqui numa rádio local e achei curioso o timbre da voz da cantora. Fui atrás do CD e descobri que Pies Descalzos era recheado de hits. Além de projetar Shakira, o disco fez a música latino-americana chegar a outros públicos – avalia.Segundo ela, a latinidade que o álbum traz foi uma referência no início da sua carreira.
Escolha o melhor hambúrguer de Santa Maria. Vote aqui!
– Tem sons, como Estoy Aqui e Pies Descalzos, que interpreto até hoje. Inclusive, adoraria fazer um show somente com as músicas desse álbum, afinal, quem não conhece no mínimo umas seis canções dele? – questiona Tiane.Em 1996, Tiane não precisou de muito tempo para decorar as letras de todas as faixas. Em sua opinião, esse é o tipo de disco para ouvir do início ao fim, sem pular nenhuma faixa. Naquele ano, Shakira fez turnê pelo sul do Brasil e passou por Santa Maria e Tiane, é claro, foi curtir o ídolo.– Enquanto aguardávamos na fila, o pessoal pedia qualquer música desse disco e eu cantava. Sabia até as versões em português com o sotaque da colombiana – diverte-se.
Você lembra?
Além desses três álbuns que estão completando 20 anos, outras músicas de sucesso também estão de aniversário. Vamos recordar essas canções que fizeram sucesso nas rádios em 1996. Aperte o cinto e embarque nesse túnel do tempo musical!