Exibido na seção Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes do ano passado, Paz para Nós em Nossos Sonhos (2015) apresenta ao circuito comercial brasileiro a obra de um dos mais respeitados diretores europeus da atualidade: o lituano Sharunas Bartas. Primeira produção do cineasta, roteirista e ator distribuída no país, o longa em cartaz no Guion Center 3 é o mais recente exemplar do tipo de cinema praticado pelo autor de títulos como Três Dias (1991), O Corredor (1995) e A Casa (1997): narrativas concentradas na incomunicabilidade, em que as palavras e os gestos dos atores são contidos - a fim de extrair das interpretações uma espécie de humanismo seco como o dos filmes do mestre francês Robert Bresson (1901 - 1999).
A história de Paz para Nós em Nossos Sonhos é ambientada em uma casa de campo e suas cercanias, onde um homem vai passar um final de semana no verão com a atual companheira e a filha adolescente. Após a morte da mãe, a garota passou a morar só com o pai, que atualmente se relaciona com uma jovem violinista. Apesar do amor que sentem entre si, o relacionamento entre eles é instável e distante: cansado de sua rotina de trabalho, ele não parece perceber as ansiedades da mulher, insegura quanto à carreira musical e as escolhas sentimentais, e a confusão emocional da filha, dividida entre a saudade materna e as dúvidas típicas da idade. Um casal vizinho de camponeses e seu filho também adolescente servem como contraponto à família burguesa, mostrando que a falta de diálogo, a insatisfação existencial e a solidão não são privilégios de classe.
Veja também:
Filmes para ver nesta sexta-feira
Filme brasileiro se inspira em Buñuel para narrar medos da classe média
Em Paz para Nós..., os personagens não têm nome e são interpretados em geral por atores não profissionais - a namorada do protagonista, por exemplo, é encarnada por Lora Kmieliauskaite, uma violinista profissional. Já os papéis de pai e filha replicam na ficção a vida real: Sharunas Bartas contracena com Ina Marija Bartaité, fruto de seu casamento com a russa Katia Golubeva - atriz principal dos primeiros filmes do realizador morta em 2011, que aparece em vídeos antigos encontrados pelo homem.
Paz Para Nós em Nossos Sonhos
De Sharunas Bartas. Drama, França/Lituânia/Rússia, 2015, 107min. /
Em cartaz no Guion Center 3.
Cotação: Muito bom