A Fundação Nacional de Artes (Funarte), órgão subordinado ao Ministério da Cultura (Minc) que é responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas culturais, será presidida por Humberto Braga. O nome faz parte da nova composição do Minc, agora sob o comando do ministro Marcelo Calero. A informação, ainda não publicada no Diário Oficial, foi antecipada pelo jornal O Globo.
Leia mais:
"As pessoas comuns ficaram com uma ideia muito ruim da cultura", diz Marcelo Calero em reunião
Secretário da Cultura de São Paulo deixa a pasta para assumir Instituto Brasileiro de Museus
Sônia Braga rebate críticas de Marcelo Calero: "Ministro da Cultura ofendendo artistas é inadmissível"
Ligado ao teatro, Braga já foi diretor do departamento de artes cênicas na instituição e é ex-secretário de Música e Artes Cênicas do MinC. Braga substitui o presidente interino Reinaldo da Silva Verissimo, que ficou por pouco mais de um mês no cargo após a exoneração de Francisco Bosco, em maio. Antes de deixar a pasta, Bosco escreveu em seu perfil no Facebook que não dialogaria com Calero, porque não há como "conversar com alguém que pactua com um governo que derrubou o governo anterior de forma ilegal e ilegítima".
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a escolha do nome parte da estratégia do novo ministro de eleger servidores de carreira para os altos cargos das entidades vinculadas à pasta, como aconteceu com Marcelo Araújo, no Instituto Brasileiro de Museus, e de Helena Severo, na Fundação Biblioteca Nacional, entre outros.